30 de jun. de 2009

Cinema no Bairro exibe nesta quinta "A Marvada Carne", na Vila Margarida

Criado para facilitar o acesso da população ao cinema, a Secretaria Municipal de Cultura desenvolve há vários anos o programa “Cinema no Bairro”, com exibições de filmes nos bairros de Ourinhos, sempre ocupando espaços alternativos, como praças, associações de moradores, salões de igrejas e quadras de escolas. Na próxima quinta, dia 2, a equipe do Cinema no Bairro desembarca na Vila Margarida, onde será exibido o filme “A Marvada Carne”. Com apoio da Associação de Moradores, a sessão será realizada às 19h30, na Praça Franklin Correia da Silva. “A Marvada Carne” conta a história de Nhô Quim, personagem que vive em companhia do cachorro e da cabra de estimação. Cansado daquela vida no meio do mato ele resolve cair no mundo e procurar a solução para duas questões que o incomodam: arranjar uma boa moça para o casório e comer a tal carne de boi, um desejo que fica ruminando sem parar dentro dele. Nas suas andanças, Nhô Quim chega a casa de Nhô Totó, cuja filha está em conflito com Santo Antônio, que não anda colaborando para ela arranjar um bom marido. E logo Nhô Quim descobre que o pai da moça tem um boi reservado para a ocasião do casamento da filha. No elenco, destaque para a presença de Fernanda Torres, Adilson Barros, Dionísio Azevedo, Regina Casé, Chiquinho Brandão, além da participação da dupla Tonico e Tinoco. O filme conquistou diversas premiações no Festival de Cinema de Gramado, além dos prêmios Kodak e Vasp. O Cinema no Bairro acontece às 19h30, na Praça Franklin Correia da Silva, na Vila Margarida. Mais informações pelo telefone 3302.3344 ou culturaourinhos.imprensa@gmail.com.

Pré-Festival - confira a apresentação da Camerata na agência da Caixa



A Camerata da Escola Municipal de Música de Ourinhos realizou há poucos instantes uma apresentação na agência da Caixa Econômica Federal da avenida Altino Arantes. A apresentação integra o Pré-Festival de Música. Visite o site do festival ourinhosfestivaldemusica.com.br
Unesp realiza 1ª ½ Semana de Arte
Evento acontece nos dias 1, 2 e 3 de julho

Confira a programação completa aqui no CurtaOurinhos:
Quarta-feira – 01/07
18h15 – 18h30 Abertura do evento e exibição do curta metragem “Cultura!?”
18h30 – 19h Declamação dramática com o grupo “Fulanos de Tal”
21h – 21h30 1ª Mostra de Curtas Geo-Unesp

Quinta Feira – 02/07
18h – 19h Funk com o grupo “Funkgroove”
21h – 21h30 Apresentação da Bateria dos Alunos da Unesp Ourinhos

Sexta-Feira – 03/07
14h – 18h Oficina de Tingimentos Tie Dye1 com Rafael Furlan Moraes, Maira Kahl Ferraz e Marcela Stanko Moreira
18h – 19h Música Popular com o grupo “Black Tupinikim”
21h – 21h30 Voz e violão com José de Jesus e Luciene Risso

Durante todo o evento haverá também exposição de textos literários, desenhos e quadros na biblioteca da Unesp. A visitação pode ser feita das 09h às 22h. A Unesp de Ourinhos fica na Av. Vitalina Marcusso nº1500, ao lado da Fatec.

Hoje tem cinema no videoclube Lume

O videoclube Lume exibe nesta terça (30) “Ensina-me a Viver”, filme que estampa o clima libertário dos anos 70 nos EUA. Vale lembrar, a obra foi produzida durante a mais criativa fase do movimento que ficou conhecido depois como Nova Hollywood. Na época, jovens cineastas como Martin Scorsese, Bob Rafelson e Francis Ford Coppola produziam longas-metragens baratos, privilegiando os personagens em detrimento das tramas. Influenciados pelos jovens cineastas franceses esses diretores foram responsáveis pelo sopro coletivo de criatividade do cinema norte-americano.
O filme mostra a história de Harold, um rapaz de 20 anos, rico, solitário e mórbido. Tem uma fascinação bizarra em simular cenas de suicídio, e freqüenta diariamente cemitérios, onde gosta de observar funerais de estranhos. O filme não vai fundo nas razões para este comportamento, mas sugere sem muita sutileza que elas podem estar na mãe autoritária (Vivian Pickles) do rapaz. De qualquer forma, ele parece cada vez mais desconectado da realidade. Embalados pela ótima trilha folk acústica de Cat Stevens, há brilhantes momentos cômicos protagonizados por Ruth Gordon, que oferece uma performance tão intensa quanto a que havia magnetizado a platéia em “O Bebê de Rosemary” (1969).
A exibição tem início às 20h e a entrada é franca. O videoclube Lume fica na Petiscaria Pier 13, na rua dos Expedicionários nº 1385. As sessões acontecem sempre às terças. Para conhecer mais sobre o grupo acesse: www.videoclubelume.com.

29 de jun. de 2009

Pré-Festival - Camerata na Caixa Econômica nesta terça

Nesta terça-feira (30) a Camerata da Escola Municipal de Música se apresenta na Caixa Econômica Federal às 14h. A Camerata, coordenada pela professora Samira Giro Zéber, é um grupo de cordas de formação erudita e popular. A apresentação é mais uma atividade do Pré-Festival de Música de Ourinhos.
Formada por violinos, violas, violoncelos e contrabaixo, a Camerata levará para a agência da Caixa (av. Altino Arantes) um repertório com clássicos da música sinfônica, como Beethoven e Bach. Segundo a professora Samira Giro Zéber, o grupo está estudando desde o ano passado e preparou este repertório espacialmente para o Pré-Festival.
Às 17h, no auditório da Escola Municipal de Música, as apresentações são dos grupos de violino e piano e do quarteto de cordas da Escola de Música. A proposta do pré-Festival é promover pequenas apresentações dos grupos formados na Escola Municipal de Música em espaços alternativos da cidade, divulgando o IX Festival que acontece de 19 a 26 de julho.
O IX Festival de Música está oferecendo mais de 40 cursos, além de uma programação artística, que reunirá nomes como Maurício Carrilho, o maestro Júlio Medaglia e a cantora ourinhense Vânia Bastos. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de julho. Mais informações no site www.ourinhosfestivaldemusica.com.br.

26 de jun. de 2009

Nova diretoria assume a Associação de Amigos da Biblioteca

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP) já conta com uma nova diretoria (foto). Criada em agosto de 2001, por iniciativa de um grupo de leitores, todos usuários da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, a AABiP tem como objetivo apoiar o trabalho desenvolvido pela biblioteca, propondo novas ações voltadas à promoção da leitura e formação de novos leitores. Em sua trajetória, a AABiP promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, feiras e lançamentos de livros, encontros com escritores, exposições, concursos literários e oficinas, além de alguns trabalhos direcionados à preservação da memória.

A nova diretoria da AABiP será apresentada ao público no dia 1º de julho, quando acontecerá, na Biblioteca Municipal, a apresentação musical “Paulinho... por Paulinho, o príncipe poeta”, como parte da programação do pré-Festival de Música. O trabalho é inspirado na obra do compositor Paulinho da Viola, músico homenageado do IX Festival de Música de Ourinhos, e reunirá grupos da Escola Municipal de Música, com coordenação da professora Yara Campos, e participação dos alunos das oficinas de teatro do programa VivOurinhos.

O professor Rogério Augusto Singolani, presidente eleito da AABiP, destaca o papel da Biblioteca Municipal no cenário cultural da cidade, e sua importância como espaço privilegiado de promoção da leitura. Segundo Rogério, que também exerce o cargo de professor coordenador de história da Diretoria Regional de Ensino, o objetivo da AABiP neste momento é colocar em prática algumas ações que vão reforçar o compromisso da entidade com a Biblioteca Pública. “Assumimos a entidade com o compromisso de desenvolver um trabalho que facilite o acesso à leitura, buscando parcerias que viabilizem os projetos. Temos uma relação saudável com a Secretaria Municipal de Cultura e reconhecemos o comprometimento de todos”, afirma Rogério. Sobre a possibilidade de construção de um prédio próprio para abrigar a Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, que atualmente ocupa um espaço alugado pela Prefeitura Municipal, Rogério acredita numa contribuição efetiva da AABiP. Informações sobre a Associação pelo e-mail aabipourinhos@gmail.com.

“Paulinho... por Paulinho – o príncipe poeta” terá início às 19 horas, no dia 1º de julho, quarta-feira, com entrada franca. A Biblioteca Municipal Tristão de Athayde fica na Rua São Paulo, 149. Mais informações pelo telefone 3326.4458.

24 de jun. de 2009

Banda maranhense 'Criolina' se apresenta domingo no Teatro

Além do regionalismo, o grupo mistura a tradição sonora do nordeste brasileiro à modernidade dos computadores e amplificadores. Esta é a banda Criolina, que se apresenta neste domingo (28/06) no Teatro Municipal Miguel Cury, às 20h. A entrada para o espetáculo é franca, os convites devem ser retirados com antecedência.
Letras fortes, variedade de ritmos e som vibrante são as características da banda. Segundo os idealizadores do projeto Criolina, os músicos maranhenses Luciana Simões e Alê Muniz, o grupo tem os pés nos terreiros e as antenas na acidez do mundo moderno. “Nós criamos canções de sonoridade inusitada que vão do regional ao drumm & bass, evocando o swing de áfrica-brasil e mostrando vários caminhos na universal música brasileira”.




A cantora e compositora Luciana Simões, uma das fundadoras da banda de reggae Mystical Roots e, posteriormente, vocalista da banda Natiruts, além do reggae desenvolve um trabalho de pesquisa em São Luis, que passa pelo tambor de crioula, salsa e carimbó. O músico Alê Muniz tem 15 anos de convívio com a canção popular do Maranhão, sendo por quatro anos premiado como o melhor compositor maranhense pela imprensa local. Seu último cd “Iê Mama” foi produzido pelo legendário papa da música eletrônica Mitar Subotic (SUBA), e indicado ao Prêmio Sharp.
Esta é mais uma atividade do Circuito Cultural Paulista em parceria com o programa VivOurinhos. Mais informações:14 3302 3344.

23 de jun. de 2009

Sérgio Nunes e a biblioteca pública

Por Marco Aurélio Gomes

Biblioteca pública nunca foi prioridade no Brasil. É como saúde e educação, todo mundo defende, mas o problema é sempre do outro. Dos 20 anos que trabalhei nesse diversificado universo da cultura, muitos foram dedicados à biblioteca pública. Já vi de tudo nesse período. Coisas que começaram e acabaram, desafios e pequenas conquistas.

Fiquei contente com a eleição da nova diretoria da AABiP. É isso mesmo, a Biblioteca Municipal Tristão de Athayde conta com uma associação de amigos, pessoas que dedicam um pouco do seu tempo a algo que consideram importante. Como aproximar as pessoas da leitura, despertando nelas o desejo por aquele algo mais que dá sentido à vida ou que nos mostra que ela realmente não tem sentido algum.

Lembrei do Sérgio Nunes, o diretor de teatro e multiartista que sabia como ninguém a importância de se investir na biblioteca pública. Nossas conversas nos botecos ou na própria biblioteca sempre giravam em torno dessa necessidade de colocá-la no centro de tudo. Era dalí, daquele espaço muitas vezes reduzido, mas que abrigava o mundo em suas estantes, que deveria germinar aquele desejo que citei há pouco.

Outro motivo de alegria foi a notícia de que existe a possibilidade de se construir um prédio próprio para a Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, no terreno em frente o Centro Cultural Tom Jobim. Acho até que cidades que constroem bibliotecas públicas deveriam obter privilégios fiscais e convênios de todos os tipos.

Já que falei do Sérgio, gostaria de lembrar também todos aqueles que compartilharam suas oficinas, ensaios, espetáculos, exposições, que ele levantava a bandeira da biblioteca pública. Ele sabia muito bem de onde vinha aquele livrinho surrado, carregado debaixo do braço, e muitas vezes manchado da cerveja servida nos botecos.

Alô! Alô! viúvas do Sérgio. Não levantem a bandeira errada porque senão ele vem puxar seus pés na madrugada. E estão todos convidados para a apresentação do pré-Festival de Música que vai acontecer na Biblioteca no dia 1º julho, a partir das 19h. Entendeu?

Choro e Música Caipira no Pré-Festival de Música

O Pré-Festival de Música continua amanhã (quarta 24/06) com apresentação de Choro no bar Zé Tarquinho, e música caipira no Sarau Viola de Ouro, no jardim Europa. O Pré-Festival acontece até o dia 07 de julho levando cultura e divulgando o IX Festival de Música em diversos locais da cidade.
O bar do Zé Tarquinho foi o ambiente escolhido para a apresentação do grupo de Choro 'Apanhei-te Churrasquinho' (foto), da Escola Municipal de Música. O grupo, batizado especialmente para o Pré-Festival, é formado pelos músicos, Agnaldo (pandeiro), Fernando Salto Grande (violão sete cordas), Fábio Shirian (flauta) e Luis Claudio (cavaquinho). O Choro começa às 19h.
Segundo o cavaquinista Luis Cláudio, o grupo interpreta peças de Pixinguinha, Waldir de Azevedo, Jacob do Bandolim, entre outros 'chorões' brasileiros. “Queremos fazer um resgate da essência dos gêneros musicais do Brasil, como o chorinho, a polca, a valsa brasileira e o maxixe, além da nossa vontade de levar a beleza da música instrumental para lugares que raramente tem contato com nossas raízes musicais”, comenta Luis Cláudio.

Já o Sarau Viola de Ouro, que começa às 20h na Associação de Moradores do Jd. Europa, vai reunir várias duplas de violeiros. A atividade vai destacar a importância do universo caipira, difundindo a cultura popular regional. Segundo o presidente da Associação, José da Silva Veloso, o sarau é muito interessante pois o bairro é carente de atividades culturais. “Acho que as apresentações vão atrair as pessoas, a música vai ser uma maneira de socializar os moradores, vai ser uma boa diversão”, comenta Veloso.
O 'Viola de Ouro' terá a participação de duplas como Cabral e Miguelito, Carlos e Karen, Pantaneiro e Pantanal, Djalminha e Pirapora, Márcia Campos e Lucas, Matias Martins e Graciano, Mauro Falcão e Hawai, Monteiro e Marreirito, Tião Moraes e Moraizinho, Zé Morais e Ari do Pinho, Paulo Gomes e Moraense, Zé Quintino, do humorista Zezzaropi entre outros.
As inscrições para o IX Festival de Música de Ourinhos podem ser feitas até o dia 6 de julho e todas as informações sobre os cursos oferecidos e a programação artística estão no site www.ourinhosfestivaldemusica.com.br.

As Invasões Bárbaras, hoje no videoclube Lume


'As Invasões Bárbaras', do canadense Denys Arcand, é considerado um dos melhores da carreira do diretor, que ficou conhecido do público brasileiro por 'O Declínio do Império Americano.' Os personagens de O Declínio, de 1986, voltam para o reencontro do protagonista Rémy (Rémy Girard), professor de história que se encontra doente em estado terminal. Internado num hospital de corredores superlotados, ele vive o inferno da assistência pública, o que deflagra a crítica demolidora de Arcand contra as instituições.

O filme recebeu os prêmios de melhor roteiro e melhor atriz (Marie-Josée Croze) em Cannes e concorreu à Palma de Ouro de 2003. A exibição tem início às 20h e a entrada é franca. O videoclube Lume fica na Petiscaria Pier 13, na rua dos Expedicionários nº 1385. As sessões acontecem sempre às terças. Para conhecer mais sobre o grupo acesse: www.videoclubelume.com.

22 de jun. de 2009

Jazz e música popular com o grupo Cateretrio

O grupo de música instrumental “Cateretrio” se apresenta no Teatro Municipal nesta terça-feira (23). Formado por Samuel Gustinelli (piano), Fernando Nogueira (contrabaixo) e Wagner Silva (bateria) os experientes músicos de Piracicaba aplicam suas técnicas e descobertas em pesquisas na área da música popular e do jazz, com o intuito de alcançar uma sonoridade ímpar e essencialmente brasileira.
O Cateretrio nasceu em meados de 2001 idealizado pelos três músicos paulistas, seus integrantes consideram-se eternos estudantes e pesquisadores. “Organizamos os sons para expressar sentimentos e ideais que achamos coerentes”, comenta Fernando Nogueira.
OFICINA – Durante à tarde, o grupo realiza uma oficina gratuita no Centro Cultural Tom Jobim. Mais informações pelo telefone 14 3302 1802.

Cateretrio
Dia 23 – terça feira às 20h30
R$ 10 (inteira) e 5 (meia

Pré-Festival - Hoje tem sopros no Calçadão

Nesta segunda, no Pré-Festival de Música, a apresentação é do grupo de clarinetes, saxofones flautas e trompete da Escola Municipal de Música de Ourinhos. A atividade começa às 10h.

19 de jun. de 2009

5ª Mostra EnCena de Teatro começa dia 22


A 5ª edição da Mostra de Teatro EnCena, de Jacarezinho (PR), começa no próximo dia 22 de junho. A programação 2009 apresentará belíssimos espetáculos nacionais, como ' A Inveja dos Anjos' (foto), da Companhia de Teatro Armazém, do Rio de Janeiro. O teatro infantil também está presente com ''Teimosinho e Mandão'', ganhador do Troféu Gralha Azul, além de apresentações cênicas de rua.

Confira a programação completa:

22/06 - TEIMOSINHO E MANDÃO, DOIS IDIOTAS SENTADOS CADA QUAL NO SEU BARRIL
“Teimosinho e Mandão” ganhou o Troféu Gralha Azul, prêmio máximo do teatro paranaense, nas categorias de Melhor Espetáculo Infantil e de Melhor Direção de Espetáculo Infantil.
Curitiba – PR.
Horários: 13h30 e 15h30
Local: CAT- Conjunto Amadores de Teatro.

23/06 - INVEJA DOS ANJOS
Armazém Companhia de Teatro - Rio de Janeiro – RJ.
“Inveja dos Anjos” venceu o Prêmio Shell de Teatro 2008 nas categorias de Melhor Atriz (Patrícia Selonk) e Melhor Autor (Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes), além de ter recebido indicações para Melhor Direção, Cenografia e Iluminação.
Horário: 20h30
Local: CAT - Conjunto Amadores de Teatro.

24/06 - QUARTA TOSCA
Escola Municipal de Teatro – LONDRINA - PR
Horário: 20h30
Local: CAT - Conjunto Amadores de Teatro.

26 e 27/06 ACONTECEU NO BRASIL ENQUANTO O ÔNIBUS NÃO VEM
“Aconteceu no Brasil” venceu o Troféu Gralha Azul em 2007 nas 3 principais categorias: Melhor espetáculo; Melhor direção e Melhor atriz. Além do prêmio de melhor adereço.
Arte da Comédia - Curitiba - PR
Dia 26 na Av. Brasil, 100 m. da fafija às 19h30
Dia 27 ao lado do banco itaú às 10h

30/06 - RAINHAS, DUAS ATRIZES EM BUSCA DE UM CORAÇÃO
”Rainhas, duas atrizes em busca de um coração” foi indicado ao prêmio Shell nas categorias de Melhor Música e de Melhor Atriz (Isabel Teixeira).
Tem duração de 90 minutos e é recomendado para maiores de 14 anos.
São Paulo – SP.
Horário: 20h30
Local: CAT – Conjunto Amadores de Teatro.

Roberto Tibiriçá pode ser o Maestro da OSESP na abertura do Festival de Música

A regência da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), em sua passagem por Ourinhos durante a abertura do IX Festival de Música, deve ser feita pelo maestro Roberto Tibiriçá. A informação, veiculada pelo jornal O Estado de São Paulo desta semana, fala que o maestro foi convidado para estar à frente da OSESP em sua turnê pelo interior de São Paulo, durante o mês de julho. Tibiriçá, que há 12 anos não rege a Orquestra do Estado, é um dos mais expressivos maestros brasileiros.

O Maestro Tibiriçá foi o principal regente da OSESP durante 18 anos, até sua ida para o Rio de Janeiro em 1994, onde assumiu a Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente, o Maestro é titular da equipe artística do Instituto Baccarelli. O Instituto, localizado na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, é uma associação que oferece formação musical e artística de excelência para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, uma das principais orquestras brasileiras em atuação, se apresenta dia 19 de julho no estádio do Clube Atlético Ourinhense, além de ministar três dias de cursos durante o Festival de Música.
Todas as informações sobre as inscrições, cursos e programação artística no site oficial www.ourinhosfestivaldemusica.com.br.

17 de jun. de 2009

Pré-Festival - Dança e Coro Juvenil se apresentam nesta quinta

Dança e canto são as atividades do Pré-Fstival de Música desta quinta-feira (18). Às 10h os alunos da escola Racanello assistem às coreografias 'Caminhos Traçados' e 'As danças que o corpo conta', de Benjamin Alves e Xandão. Às 19h30, no supermercado Avenida, quem se apresenta é o Coro Juvenil, grupo vocal da Escola de Música de Ourinhos.
Os professores Benjamin Alves e Xandão, coordenadores das oficinas de dança Corpor Criativo do programa VivOurinhos, elaboraram as coreografia inspirados pelas composições do músico homenageado do IX Festival de Música, o sambista Paulinho da Viola. Esta já é a sexta apresentação do grupo durante o Pré-Festival.
Já o Coro Juvenil estréia nesta noite no Pré-Festival de Música, sob a regência da maestrina Daniele Montuleze. Formado por 20 vozes femininas, o Coro Juvenil desenvolve um trabalho de ampliação da capacidade vocal destas adolescentes Segundo a regente Daniele Montuleze, o repertório irá apresentar músicas indígenas, cirandas, parlendas e quadrinhas do folclore brasileiro.
Além do trabalho vocal do Coro Juvenil, o grupo exercita também a expressão corporal. “Além das mudanças de voz, típicas desta idade, os corpos também estão em mudança, por isso é importante o auto-conhecimento do corpo sonoro. Podemos dizer que o Coro é tambpem um grupo cênico”, explica a maestrina Daniele Montuleze.

As inscrições para o IX Festival de Música de Ourinhos podem ser feitas até o dia 6 de julho e todas as informações sobre os cursos oferecidos e a programação artística estão no site www.ourinhosfestivaldemusica.com.br.

Raça Cia. de dança apresenta 'Cartas Brasileiras' domingo (21) no Teatro

O grupo é uma das mais importantes companhias de jazz dance do Brasil

Neste domingo (21), às 20h, o Teatro Municipal Miguel Cury recebe o espetáculo 'Cartas Brasileiras', da Raça Cia de Dança, sob direção de Roseli Rodrigues. Partindo de contatos com amigos e familiares, a companhia iniciou uma coleta de cartas com conteúdos em forma de poesia de diversas gerações. Esta coleta se expandiu, e do acervo resultante, algumas cartas foram escolhidas para o trabalho; traduzidas para a linguagem musical, transformaram-se em dança.

Roseli Rodrigues é um nome conhecido no cenário da dança brasileira, cunhou o nome Grupo Raça que, durante os anos 80 se firmou no cenário da dança do país como uma das mais importantes companhias de jazz dance. Ao longo dos anos, a companhia se transformou numa referência dentro da cena contemporânea brasileira da dança. Mário Nascimento, Ivonice Satie, Luis Arrieta, Henrique Rodovalho, são alguns dos coreógrafos que o Grupo Raça teve oportunidade de trabalhar em seus 26 anos de trajetória.

Serviço:
Cartas Brasileiras - Raça Cia de Dança de São Paulo
21 de junho (domingo)
Teatro Municipal Miguel Cury
Informações: (14) 3302 3344.
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca - Os convites devem ser retirados com antecedência.

16 de jun. de 2009

Ourinhos já tem seus representantes no Mapa Cultural Paulista

A cidade de Ourinhos será representada na fase regional do Mapa Cultural Paulista em diversas modalidades artísticas. Os selecionados nesta fase municipal irão concorrer com os artistas de toda a região na segunda fase do evento, que acontece na cidade de Marília no mês de setembro.
Na categoria poesia, Cícero de Pais foi o selecionado com o poema 'Hipóteses', considerado “rico, poética e estiliscamente” pela comissão julgadora. Beatriz Cortoplasi, Jadir Grillo e Edilson Pedroso são os artistas plásticos escolhidos pela 'criatividade e originalidade das obras'. Na categoria vídeo, o representante de Ourinhos é William Souza de Oliveira, com o filme Pandemônio e na categoria teatro, o grupo Soarte foi classificado com o espetáculo 'Balada de um Palhaço' (foto).
A realização da fase municipal do Mapa Cultural Paulista, em Ourinhos, é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura através do VivOurinhos. O programa de gestão cultural tem como uma de suas diretrizes incentivar a produção artística local e ampliar o acesso ao fazer artístico.
O Mapa Cultural Paulista é promovido pela Secretária de Estado da Cultura visando fomentar a produção artística em todo o estado de São Paulo. O site oficial do evento é www.abacai.org.br.

Pré-Festival na escola Racanello, nesta quarta-feira

Amanhã (17) o Pré-Festival estará na Escola Adelaide Racanello levando dança e música, a atividade ccomeça a partir das 15h. Além das coreografias inspiradas no compositor Paulinho Viola, 'Caminhos Traçados', de Benjamin Alves, e Danças que o corpo conta' (foto), do professor Xandão, a Cia. Experimental da Escola Municipal de Bailado de Ourinhos fará uma participação especial com mais três coreografias.
Sortimentos, de Henrique Talmah, Domingo no parque, de Aline Cestari e Fátima Barbosa e Quando meu corpo pede jazz dance, coreografada por Benjamin Alves, são os três trabalho da Cia. Experimental que os alunos da escola Racanello terão a oportunidade de conhecer. Segundo a diretora da Escola de Bailado, Terezinha de Paula, a Tiririca, várias companhias estão se preparando para participar do Passo de Arte, festival de dança de Indaiatuba que acontece neste final de semana. “Estamos preparando as apresentações, por isso achamos interessante compartilhar estes trabalhos com os ourinhenses também, e o Pré-Festival de Música foi a oportunidade que precisávamos”, comenta Tiririca.
Os professores Benjamin Alves e Xandão, coordenadores das oficinas de dança Corpo Criativo do programa VivOurinhos, criaram as coreografia Caminhos traçados e As danças que o corpo conta, inspirada nas composições do músico homenageado do IX Festival de Música de Ourinhos, o sambista Paulinho da Viola, especialmente para o Pré-Festival. A proposta da atividade é promover pequenas apresentações dos grupos formados na Escola Municipal de Música em espaços alternativos da cidade, divulgando o IX Festival que acontece de 19 a 26 de julho. Escolas, associações de moradores, bibliotecas, lanchonetes e mercados vão receber até o dia 7 de junho inúmeras apresentações musicais.

O IX Festival de Música está oferecendo mais de 40 cursos, além de uma programação artística, que reunirá nomes como Maurício Carrilho, o maestro Júlio Medaglia e a cantora ourinhense Vânia Bastos. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de julho. Mais informações no site www.ourinhosfestivaldemúsica.com.br.

15 de jun. de 2009

Videoclube Lume exibe 'Farrapo Humano' nesta terça

Neste dia 16, terça, o Videoclube Lume vai exibir Farrapo Humano, filme de Billy Wilder produzido em 1945. A narrativa cobre um fim de semana na vida de um escritor alcoólatra e sua derradeira tentativa de abandonar o vício, com a ajuda do irmão e da namorada. O tema, embora a princípio deprimente, fazia parte do cotidiano de Hollywood e o diretor Billy Wilder acompanhou as dificuldades de convivência com bebedores compulsivos. Wilder apostou todas as fichas ao adotar uma narrativa o mais realista possível. Colocou Milland vagando pelas ruas de Nova York, tentando conseguir dinheiro para mais um drinque, e filmou a seqüência com uma câmera escondida num caminhão de padaria. Farrapo Humano deu a Wilder seu primeiro Oscar como diretor, além de ser premiado também como melhor filme, roteiro e ator (Ray Milland).
A exibição tem início às 20h e a entrada é franca. O videoclube Lume fica na Petiscaria Pier 13, na rua dos Expedicionários nº 1385. As sessões acontecem sempre às terças. Para conhecer mais sobre o grupo acesse: http://www.videoclubelume.com/.

8 de jun. de 2009

Pré-Festival começa com apresentações no Colégio Objetivo

Hoje aconteceu a primeira apresentação do pré-Festival de Música. Duos de Piano e Flauta, formados por alunos dos cursos de flauta transversal e piano erudito da Escola Municipal de Música, se apresentaram no Colégio Objetivo.
O pré-Festival continua nesta terça e quarta-feira (09 e 10 e junho), levando música e dança para as escolas de Ourinhos. Coreografias criadas pelos professores Benjamin Alves e Xandão, serão apresentadas pelos alunos de jazz dance e dança de rua do programa VivOurinhos. Os coreógrafos se inspiraram em canções do músico homenageado do Festival de Música, o sambista Paulinho da Viola. As apresentações acontecem nas escolas Virgínia Ramalho e Domingos Carmelingo Caló, às 9h30 e às 10h30, respectivamente. Na quarta-feira as apresentações acontecem à tarde, às 14h30 e às 15h30.
As inscrições para o IX Festival de Música de Ourinhos podem ser feitas até o dia 6 de julho e todas as informações sobre os cursos oferecidos e a programação artística estão no site www.ourinhosfestivaldemusica.com.br.

3 de jun. de 2009

Inscrições do IX Festival de Música abertas até 06 de julho

Desde o dia 1º deste mês a Secretaria de Cultura de Ourinhos já está recebendo inscrições de músicos de todo o Brasil que farão os cursos do IX Festival de Música. As inscrições vão até 6 de julho, e todos terão oportunidade de praticar e aperfeiçoar seus conhecimentos com professores como Maurício Carrilho, Julio Medaglia, Alex Buck, Itamar Collaço, Provetta e Sizão Machado, num total de 40 cursos oferecidos.
A abertura do festival acontece no dia 19 com “Manhã Sertaneja Viola de Ouro”, na Praça Miguel Mofarrej, conhecida como Praça do Caló. Ainda neste dia os ourinhenses terão a oportunidade de assistir o concerto da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, no estádio do Clube Atlético Ourinhense, uma das principais orquestras brasileiras em atuação hoje. A Osesp também ministrará três dias de cursos em Ourinhos.
Todas as informações sobre as inscrições, cursos e programação artística no site oficial www.ourinhosfestivaldemusica.com.br.

2 de jun. de 2009

CHORO, JAZZ e MPB na Canja do Ilha do Sol

Hoje, no videoclube Lume, 'Um Dia de Fúria'

Este drama policial é o filme desta terça (02) no videoclube Lume. O filme fala sobre um homem desempregado que chega ao seu limite durante um congestionamento e resolve combater a escória da sociedade ele mesmo. Será um dia inesquecível para William Foster (Michael Douglas) e o detetive que estava para se aposentar, Martin Prendergast (Robert Duvall), que tem a missão de encontrá-lo e capturá-lo na imensa Los Angeles.
A exibição tem início às 20h e a entrada é franca. O videoclube Lume fica na Petiscaria Pier 13, na rua dos Expedicionários nº 1385. As sessões acontecem sempre às terças. Para conhecer mais sobre o grupo acesse: http://www.videoclubelume.com.

1 de jun. de 2009

Biblioteca Municipal recebe mais de 150 novos títulos

Com seu acervo informatizado e disponível para consultas on-line desde o ano passado, a Biblioteca Municipal Tristão de Athayde recebeu agora mais de 150 novos livros enviados pela Unidade de Fomento e Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa faz parte do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, do Governo do Estado de São Paulo.

Segundo a bibliotecária Elizabete Monetta, Diretora da Biblioteca Municipal, a caixa privilegia tanto livros para adultos como a literatura infanto-juvenil. O material está em processo de catalogação e alguns títulos já estão disponíveis para empréstimo.

A Biblioteca Municipal estará presente também na programação do pré-Festival de Música. No dia 1º de julho, acontece no local uma apresentação do Coral da Escola Municipal de Música, ocasião em que será apresentada a nova diretoria da Associação de Amigos da Biblioteca Pública-AABiP.

Para conferir a lista de livros recebidos basta acessar o blog curtaourinhos.blogspot.com, clicando em consulta acervo, ou diretamente na Biblioteca Municipal. Para se cadastrar o leitor deve apresentar um documento de identidade e um comprovante de endereço recente. (Biblioteca Municipal, Rua São Paulo, 149 – 3326.4458).