23 de jun. de 2009

Choro e Música Caipira no Pré-Festival de Música

O Pré-Festival de Música continua amanhã (quarta 24/06) com apresentação de Choro no bar Zé Tarquinho, e música caipira no Sarau Viola de Ouro, no jardim Europa. O Pré-Festival acontece até o dia 07 de julho levando cultura e divulgando o IX Festival de Música em diversos locais da cidade.
O bar do Zé Tarquinho foi o ambiente escolhido para a apresentação do grupo de Choro 'Apanhei-te Churrasquinho' (foto), da Escola Municipal de Música. O grupo, batizado especialmente para o Pré-Festival, é formado pelos músicos, Agnaldo (pandeiro), Fernando Salto Grande (violão sete cordas), Fábio Shirian (flauta) e Luis Claudio (cavaquinho). O Choro começa às 19h.
Segundo o cavaquinista Luis Cláudio, o grupo interpreta peças de Pixinguinha, Waldir de Azevedo, Jacob do Bandolim, entre outros 'chorões' brasileiros. “Queremos fazer um resgate da essência dos gêneros musicais do Brasil, como o chorinho, a polca, a valsa brasileira e o maxixe, além da nossa vontade de levar a beleza da música instrumental para lugares que raramente tem contato com nossas raízes musicais”, comenta Luis Cláudio.

Já o Sarau Viola de Ouro, que começa às 20h na Associação de Moradores do Jd. Europa, vai reunir várias duplas de violeiros. A atividade vai destacar a importância do universo caipira, difundindo a cultura popular regional. Segundo o presidente da Associação, José da Silva Veloso, o sarau é muito interessante pois o bairro é carente de atividades culturais. “Acho que as apresentações vão atrair as pessoas, a música vai ser uma maneira de socializar os moradores, vai ser uma boa diversão”, comenta Veloso.
O 'Viola de Ouro' terá a participação de duplas como Cabral e Miguelito, Carlos e Karen, Pantaneiro e Pantanal, Djalminha e Pirapora, Márcia Campos e Lucas, Matias Martins e Graciano, Mauro Falcão e Hawai, Monteiro e Marreirito, Tião Moraes e Moraizinho, Zé Morais e Ari do Pinho, Paulo Gomes e Moraense, Zé Quintino, do humorista Zezzaropi entre outros.
As inscrições para o IX Festival de Música de Ourinhos podem ser feitas até o dia 6 de julho e todas as informações sobre os cursos oferecidos e a programação artística estão no site www.ourinhosfestivaldemusica.com.br.

Nenhum comentário: