30 de jun. de 2009

Hoje tem cinema no videoclube Lume

O videoclube Lume exibe nesta terça (30) “Ensina-me a Viver”, filme que estampa o clima libertário dos anos 70 nos EUA. Vale lembrar, a obra foi produzida durante a mais criativa fase do movimento que ficou conhecido depois como Nova Hollywood. Na época, jovens cineastas como Martin Scorsese, Bob Rafelson e Francis Ford Coppola produziam longas-metragens baratos, privilegiando os personagens em detrimento das tramas. Influenciados pelos jovens cineastas franceses esses diretores foram responsáveis pelo sopro coletivo de criatividade do cinema norte-americano.
O filme mostra a história de Harold, um rapaz de 20 anos, rico, solitário e mórbido. Tem uma fascinação bizarra em simular cenas de suicídio, e freqüenta diariamente cemitérios, onde gosta de observar funerais de estranhos. O filme não vai fundo nas razões para este comportamento, mas sugere sem muita sutileza que elas podem estar na mãe autoritária (Vivian Pickles) do rapaz. De qualquer forma, ele parece cada vez mais desconectado da realidade. Embalados pela ótima trilha folk acústica de Cat Stevens, há brilhantes momentos cômicos protagonizados por Ruth Gordon, que oferece uma performance tão intensa quanto a que havia magnetizado a platéia em “O Bebê de Rosemary” (1969).
A exibição tem início às 20h e a entrada é franca. O videoclube Lume fica na Petiscaria Pier 13, na rua dos Expedicionários nº 1385. As sessões acontecem sempre às terças. Para conhecer mais sobre o grupo acesse: www.videoclubelume.com.

Nenhum comentário: