26 de jun. de 2009

Nova diretoria assume a Associação de Amigos da Biblioteca

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP) já conta com uma nova diretoria (foto). Criada em agosto de 2001, por iniciativa de um grupo de leitores, todos usuários da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, a AABiP tem como objetivo apoiar o trabalho desenvolvido pela biblioteca, propondo novas ações voltadas à promoção da leitura e formação de novos leitores. Em sua trajetória, a AABiP promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, feiras e lançamentos de livros, encontros com escritores, exposições, concursos literários e oficinas, além de alguns trabalhos direcionados à preservação da memória.

A nova diretoria da AABiP será apresentada ao público no dia 1º de julho, quando acontecerá, na Biblioteca Municipal, a apresentação musical “Paulinho... por Paulinho, o príncipe poeta”, como parte da programação do pré-Festival de Música. O trabalho é inspirado na obra do compositor Paulinho da Viola, músico homenageado do IX Festival de Música de Ourinhos, e reunirá grupos da Escola Municipal de Música, com coordenação da professora Yara Campos, e participação dos alunos das oficinas de teatro do programa VivOurinhos.

O professor Rogério Augusto Singolani, presidente eleito da AABiP, destaca o papel da Biblioteca Municipal no cenário cultural da cidade, e sua importância como espaço privilegiado de promoção da leitura. Segundo Rogério, que também exerce o cargo de professor coordenador de história da Diretoria Regional de Ensino, o objetivo da AABiP neste momento é colocar em prática algumas ações que vão reforçar o compromisso da entidade com a Biblioteca Pública. “Assumimos a entidade com o compromisso de desenvolver um trabalho que facilite o acesso à leitura, buscando parcerias que viabilizem os projetos. Temos uma relação saudável com a Secretaria Municipal de Cultura e reconhecemos o comprometimento de todos”, afirma Rogério. Sobre a possibilidade de construção de um prédio próprio para abrigar a Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, que atualmente ocupa um espaço alugado pela Prefeitura Municipal, Rogério acredita numa contribuição efetiva da AABiP. Informações sobre a Associação pelo e-mail aabipourinhos@gmail.com.

“Paulinho... por Paulinho – o príncipe poeta” terá início às 19 horas, no dia 1º de julho, quarta-feira, com entrada franca. A Biblioteca Municipal Tristão de Athayde fica na Rua São Paulo, 149. Mais informações pelo telefone 3326.4458.

Nenhum comentário: