16 de ago de 2012

Projetos de incentivo à leitura consolidam ações da AABiP

O trabalho da Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP) tem colaborado para incentivar a leitura e valorizar a literatura em Ourinhos e região. Através de convênio com os governos do município e Estado, a AABiP deu novo fôlego às atividades das Bibliotecas Públicas da cidade. O acervo foi informatizado, e os espaços de leitura receberam novo visual, mais agradável e convidativo. Os usuários agora também têm acesso a computadores, e a compra de novos livros é feita com regularidade. Mas o investimento não foi só em equipamentos e espaço físico. As Bibliotecas possuem hoje uma agenda permanente de atividades que estimulam a leitura como contação de histórias, oficinas literárias e rodas de leitura, tornando o espaço mais dinâmico e participativo.
   
    O A(o)Gosto das Letras, festival literário que acontece há quatro anos no mês de agosto, contribui para valorizar e revelar a literatura na cidade e região. Encontros com autores, palestras, oficinas, shows e atividades para crianças provocam reflexões a respeito da importância da leitura.  A participação de professores e alunos tem sido fundamental para que a ideia da importância da leitura seja levada para as escolas. Desta forma, as propostas de trabalho da AABiP acabam contribuindo também para a motivação e incentivo da leitura nas escolas.

    As recentes publicações de pesquisas divulgando o desempenho de alunos e escolas públicas reforçam a importância da leitura para o desenvolvimento da atividade escolar. As escolas melhor avaliadas em 2012 pelo IDEB possuem atividades regulares de leitura e incluem atividades artísticas em seus currículos. Essas avaliações servem de estímulo para as ações da Associação de Amigos da Biblioteca Pública. “Estamos fazendo a nossa parte”, resume Rogério Singolani, presidente da Associação.

Nenhum comentário: