16 de ago. de 2012

A(o)Gosto das Letras elege leitores convidados

Na próxima terça-feira, 21, começam as atividades do 4o. A(o)Gosto das Letras. O evento foi criado com objetivo de incentivar a leitura e deixar a literatura em evidência na cidade. A realização do evento pelo quarto ano consecutivo contribui para consolidar a proposta, realizada pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Proac-Editais.

A semana será repleta de atividades: encontros com escritores, oficinas, shows e exposições.
Para que os encontros com os autores sejam mais produtivos e consistentes, a curadoria do evento criou a categoria de “Leitor convidado”. A proposta foi fazer convites antecipados para pessoas que se interessam por literatura para que lessem livros dos autores que estarão presentes durante a semana. “Desta forma, o público fica mais  próximo da atividade proposta, já que teve contato com a obra literária”, destaca a secretária de Cultura, Neusa Fleury.

Na terça-feira, dia 21, terça, tem início as mesas literárias que acontecem no PUB 744 às 20h.  A obra do autor curitibano Dalton Trevisan:  “O vampiro de Curitiba”,  será comentado por profissionais do Núcleo de Psicanálise de Ourinhos. Os leitores convidados para esta noite são Tereza Luz, João Batista Albano, Rosemeire Lopes Albano, Angela Miglioli e Tatiana Oliveira.

No encontro da quarta-feira, 22, o tema é “Literatura para jovens”, e reúne as autoras Ivana Arruda Leite e Indigo. Os leitores convidados são Fernanda Saraiva Romero, Leda Mansur, Fátima Barbosa Santilli, Isabel de Lourdes Deodato, Azlin Guerra Brisola e Milca Tada Perino.
“Biografias” é o tema do bate-papo do dia 23, quinta-feira. Os autores convidados são Paulo Cesar Araujo e Edinha Diniz. Os leitores convidados da noite são Antonio Carlos Surumba Nunes, Marcos Prado, Jaqueline Picoloto, Durval Fernandes e  Tânia Faber.

A última mesa literária do A(o)Gosto das letras acontece na 6a. Feira, reunindo dois escritores finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura deste ano: Michel Laub e Luiz Ruffato, e o tema é “Literatura e memória”. Os leitores convidados para essa noite são: Fernanda Saraiva, Rogério Augusto Singolani, Roberto Ruiz, Valdir Grandini e Leandro Faria.

O dia 23, quinta-feira, é todo dedicado às crianças, que participam da programação criada para elas e que acontece no Centro de Convivência “Benedicto da Silva Eloy” a partir das 8h30.
As atividades do A(o)Gosto das Letras se estendem pelo final de semana: No sábado, 25, no PUB, acontece o lançamento do livro “Din din, o pinguin”, de Fernanda Saraiva Romero,  autora ourinhense homenageada pelo evento. E no domingo, às 16 horas, no Teatro Municipal, o espetáculo “No meio do caminho tinha um conto. No meio do conto tinha um caminho” com o músico Gabriel Levy e a escritora Regina Machado.
Todas as atividades são gratuitas, mas é preciso retirar convite. A programação completa está no curtaourinhos.blogspot.com.
   

Nenhum comentário: