2 de ago. de 2012

Mesas do 4º A(o)gosto das Letras reunirão diversos escritores


Encontros acontecem no PUB 744.
O 4ºA(o)gosto das Letras será uma boa oportunidade para encontrar com os escritores que participarão das mesas de debates. “Serão quatro mesas com escritores convidados, que conversarão com o público sobre assuntos relacionados à literatura”, afirma a secretária de Cultura, Neusa Fleury. No dia 21, integrantes do Grupo de Estudos de Psicanálise de Ourinhos analisam a obra “O vampiro de Curitiba”, do escritor curitibano Dalton Trevisan, ganhador do Prêmio Camões 2012.

Ivana Arruda.
No dia 22, as escritoras Ivana Arruda Leite e Índigo participam da mesa “Escrevendo para jovens”. O encontro é uma boa ocasião para professores, contadores de histórias e outros profissionais que trabalham com jovens, para conversar sobre a adolescência e os desafios do convite para a leitura nessa fase da vida, em que os livros acabam competindo com jogos eletrônicos, celulares e redes sociais. Ivana  é mestre em sociologia USP e autora de contos e romances, com foco no universo feminino e juvenil.  Índigo é pioneira no uso da literatura na internet, escrevendo contos para publicação em sites e blogs ainda na década de 1990.
Paulo César Araújo.

“Biografias” será o tema da mesa do dia 23, que reunirá os escritores Paulo César Araújo e Edinha Diniz. Paulo César é historiador, jornalista e autor do livro “Roberto Carlos em detalhes”, recolhido pela justiça a pedido do cantor. O autor escreveu também “Eu não sou cachorro, não” (Editora Record, 2002), obra considerada referência na historiografia da MPB, por revelar a censura aos cantores considerados bregas durante a ditadura militar.  Edinha Diniz é pesquisadora da música popular e escreveu, entre outras, a biografia da compositora Chiquinha Gonzaga.

A mesa do dia 24, os escritores Luiz Ruffato e Michel Laub falarão sobre as relações entre a memória e a ficção. Luiz Ruffato é um dos mais destacados escritores brasileiros da atualidade e conquistou alguns dos principais prêmios literários do país, como o Jabuti e o APCA. É autor de vários livros, com destaque para “Eles eram muitos cavalos”, “O mundo inimigo” e “Vista parcial da noite”. Coordena oficinas de escrita voltadas também para o público idoso, onde as pessoas são estimuladas a recordar histórias de vida, lembranças que acabam virando textos escritos. O gaúcho Michel Laub foi editor da Revista Bravo, e coordenou publicações do Instituto Moreira Sales. Publicou cinco romances: Música anterior, Longe da água, O segundo tempo, O gato diz adeus e Diário da queda, que teve os direitos vendidos para o cinema. Recebeu os prêmios Bravo/Bradesco e foi finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom.
Todas as mesas acontecerão no PUB 744, a partir das 19h45. A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados com antecedência na Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos, rua D. Pedro I, 394. O telefone para mais informações é (14) 3302.3344. O 4º A(o)gosto das Letras é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos, Associação de Amigos da Biblioteca Pública -AABiP - e Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC.

Nenhum comentário: