7 de ago. de 2012

4º A(o)gosto das Letras – onde os leitores de encontram

As ações do programa VivOurinhos sempre privilegiaram o incentivo à leitura. Apenas para lembrar algumas destas inciativas, destacamos as capacitações para mediadores de leitura, as contações de histórias que acontecem regularmente em vários espaços de leitura e que já envolveram milhares de alunos em 2012, a revitalização das bibliotecas públicas, a atualização e a informatização do seu acervo. 

A realização do 4º A(o)gosto das Letras, entre os dias 21 e 26 de agosto, é o momento de compartilhamento destas experiências. Para isso, escritores, contadores de histórias e vários outros artistas estarão na cidade para conversar com o público sobre o seu trabalho, motivando aqueles que acreditam que formando leitores estaremos formando pessoas mais criativas e aptas a enfrentar os desafios do mundo atual.

Autores como Luiz Ruffato, Michel Laub, Paulo César Araújo, Edinha Diniz, Ivana Arruda Leite e Índigo participarão de mesas onde serão debatidos temas como a literatura que se produz para os jovens, as relações entre a ficção e a memória e a produção de biografias. Parceiros em outras edições do A(o)gosto, integrantes do Grupo de Estudos de Psicanálise de Ourinhos falarão sobre o livro “O vampiro de Curitiba”, do autor curitibano Dalton Trevisan, vencedor do prêmio Camões 2012.
O escritor e contador de histórias Ilan Brenmam conversa com pais e professores sobre a formação de leitores dentro de casa.

Jorge Amado será o autor homenageado e a programação traz uma série de referências à sua obra. O sociólogo Fernando Nogueira coordenará a oficina ‘A cozinha de Jorge Amado’, destacando a culinária baiana presente em seus livros. Leituras encenadas e a exibição de um documentário também lembram o escritor no centenário de seu nascimento. A escritora Fernanda Saraiva Romero também será homenageada. Autora de livros para crianças e responsável pela formação de muitos leitores em Ourinhos, Fernanda participará de bate-papo sobre a sua obra e aproveita para lançar seu quarto livro, também direcionado ao público infantil.

Os músicos Celso Viáfora, Luiz Pinheiro e Paulo Freire realizam shows após os encontros com os escritores no PUB 744. Para as crianças tem também o A(o)gosto das Letrinhas, um dia recheado de atividades, com contação de histórias, teatro de bonecos, oficinas e brincadeiras, sempre tomando a literatura como inspiração.

O 4º A(o)gosto das Letras é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP) e o ProAc - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. Vamos todos participar desta festa literária.

Nenhum comentário: