10 de ago. de 2012

CURIOSIDADES DE UMA ÉPOCA, HÁ 80 ANOS

Pequenas notas, avisos e anúncios divulgados no jornal A Voz do Povo, em janeiro de 1932.

Por Ramiro Bécheri Cortez,
Escritor e Agente Cultural.

A Banda Municipal apresentava-se regularmente no 'jardim', como era chamada a praça central (praça Mello Peixoto). Nessa época, o maestro Américo de Carvalho já estava à frente da Banda, onde permaneceria até o ano de 1981.
O 'Jardim' antes da primeira reforma, realizada em 1937.


Anúncio da loja Ao Rei dos Barateiros, especializada em artigos carnavalescos.


O lança-perfume tinha presença garantida nos carnavais no início do século passado. Era considerada uma diversão inofensiva, pois perfumava o ambiente e trazia sensações agradáveis aos foliões. Tanto que o jornal estampava em suas páginas, sem maiores complicações, um anúncio sobre o produto, hoje considerado tóxico.

Seu uso foi proibido em 1961, pois além de euforia e desinibição o lança-perfume pode provocar efeitos entorpecentes bastante nocivos, como alucinações, desmaios, falta de ar e outras complicações.






Cobrança da assinatura do jornal – apelo aos devedores.

  A 'assignatura annual' do semanário A Voz do Povo custava 15$000 (quinze mil reis), e a semestral, 8$000 (oito mil reis). Numa tentativa de sensibilizar os assinantes que estavam em atraso, o jornal, através de uma pequena nota, fez esse apelo aos inadimplentes.
Nota de cinco mil Réis.

 Até mesmo poemas eram publicados no jornal, que contava com colaboradores os mais diversos.
Poema da poetiza Alma Negri, exaltando a cidade.
* obs.: o prefeito na época, a quem o poema se refere, era José Felipe do Amaral.


E, para ilustrar nossa imaginação, uma foto do município e seus cafezais.
Vista aérea de Ourinhos, na década de 1930.

Um comentário:

Rony Furtado disse...

tenho 26 anos e sinto falta de um tempo que não vivi... Recentemente peguei mais de 1500 fotos antigas de Ourinhos la na Casinha da Memória. Eles foram super legais, Levei meu pen drive e eles passaram as fotos pra mim. Amo essa cidade e toda a riquíssima história dela.