25 de jun. de 2012

PIXINGUINHA NAS ESCOLAS DE OURINHOS

A obra musical de Pixinguinha permeia os estudos de alunos de diferentes instituições educacionais na cidade de Ourinhos desde o início do ano. Incentivados pelo trabalho de divulgação do 12º Festival de Música de Ourinhos, que neste ano homenageia o músico Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha, muitos estudantes tem nessa ação o primeiro contato com o trabalho deste profissional da música que transformou a  história do arranjo para a música popular de sua época.

Na Escola Adelaide Racanello, os estudantes conheceram algumas músicas, produziram caricaturas do músico, desenhos inspirados em suas composições e até uma apresentação da música Carinhoso interpretada na Linguagem Brasileira dos Sinais.
A Emef. Dr. Salem Abujamra também pesquisou a obra de Pixinguinha, os alunos produziram murais e trabalhos de pesquisa sobre a vida e a obra do compositor carioca. Outra escola que também inseriu a história musical brasileira na sala de aula foi  a EMEF Prof. Jorge Herkrath. Lá os alunos criaram dobraduras e mosaicos em referência a uma das composições mais conhecidas de Pixinguinha, Carinhoso. Os trabalhos ficaram expostos durante a festa junina da escola, que aconteceu no último dia 23.

Pixinguinha eternizou canções na memória brasileira, Rosa e Carinhoso são exemplos das mais populares composições deste músico de formação erudita. Algumas dessas  músicas estão sendo apresentadas para os alunos do curso de violão popular da Escola de Música de Ourinhos. Laís Giovanna Anselmo Camargo, de 14 anos, conta que conhecia a música Carinhoso de uma propaganda na TV. “Estou estudando várias músicas, uma delas é Carinhoso. Comecei neste ano o curso de violão e já estou tocando algumas músicas mais simples”, explica.

Arranjador,  compositor, flautista e saxofonista, Pixinguinha fez uma verdadeira revolução, vestindo a nossa música com a brasilidade que fazia tanta falta “em uma época onde “a “quadradice” dos maestros, quase todos estrangeiros, eram incapazes de escrever arranjos com a bossa exigida pelo samba e pela música de carnaval”, como escreve o jornalista Sérgio Cabral em Pixinguinha, vida e obra.
O Festival de Música de Ourinhos é uma realização da Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura e Associação de Alunos e Pais da Escola Municipal de Música de Ourinhos. O telefone para mais informações é o 14 3302 3344.

Nenhum comentário: