25 de jun. de 2012

Oficina de conservação de fotografias nesta quinta e sexta

Nesta semana, dias 28 e 29, na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, acontece a oficina Conservação Preventiva de Coleções de Fotografias: Catalogação, Acondicionamento e Guarda. A atividade, resultado de uma parceria com o SISEM - Sistema Estadual de Museus – oferece informações para preparar profissionais que atuam com materiais fotográficos antigos a desenvolverem ações que evitem a perda de patrimônio cultural e histórico de determinado grupo social.

Primeira estação ferroviária de Ourinhos - acervo: Casinha da Memória.
A oficina tem coordenação de Marília Fernandes, Mestre em Artes com ênfase em Gerenciamento Museológico de Coleções e Preservação de Fotografias, pela George Eastman House Museu Internacional de Fotografia e Filme, EUA.
Marília propõe uma oficina onde o foco será compreender um pouco sobre a história social e tecnológica da fotografia, e os princípios básicos de pesquisa, catalogação e conservação, como o acondicionamento, guarda, manuseio, reserva técnica e monitoramento, sempre pensando em formas de preservar uma coleção dentro das necessidades e possibilidades de cada instituição.

Marília Fernandes trabalhou em diversas coleções de fotografias, em instituições nacionais e internacionais como o International Center for Photography – ICP – em Nova York, e o Centro de Estudos Mira Goddard na Universidade Ryerson em Toronto. Atualmente é Coordenadora de Documentação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, projeto integrante do Museu do Futebol.

Para participar basta enviar mensagem para o e-mail museudeourinhos@hotmail.com. A oficina vai acontecer das das 9h às 17h ( com 1 hora de almoço) e oferece 30 vagas.

Nenhum comentário: