27 de jun. de 2012

Curso de Canto Popular com Amélia Rabello, inscrições abertas

O Festival começa no dia 15 de julho, com show de Antonio Nóbrega na Praça Melo Peixoto, numa realização da Prefeitura de Ourinhos, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, e segue até o dia 21 com uma variada programação artística.
Um dos destaques deste ano é o curso de Canto Popular, que será ministrado, pela primeira vez, por Amélia Rabello. Amélia nasceu em família de músicos e se profissionalizou cantora de samba em 1972, quando gravou seu primeiro disco. De lá para cá, Amélia mantém uma prolífica carreira, tanto como artista solo, já tendo gravado diversos discos; quanto acompanhando outros músicos. Desde 2006, é professora da Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, onde dá aulas de Canto de Samba e Choro. Em 2011 lançou, pela gravadora Acari Records, o disco "A Delicadeza que vem desses Sons" com participação de jovens músicos e arranjos de Cristóvão Bastos.
Em seu currículo, constam participações em discos, songbooks e shows de artistas como Paulinho da Viola e Raphael Rabello, seu irmão, que a considerava a grande intérprete de suas canções.
A presença de Amélia Rabello, que, além de professora, é também uma importante cantora de samba, reflete o tom do Festival de Música deste ano, que dará ênfase ao samba e ao choro, especialidades de Pixinguinha, o músico homenageado desta edição.
As inscrições para o XII Festival de Música de Ourinhos estão abertas até 6 de Julho, e podem ser feitas pelo site do Festival: www.ourinhosfestivaldemusica.com.br.  Neste ano, serão 41 cursos, com professores de todo o Brasil. Entre as opções, cursos específicos para músicos e instrumentistas, além de cursos como Música nas Escolas, Prática de Músicas do Mundo, Danças portuguesas e danças do mundo, História da Música ou Folclore, que podem ser frequentados mesmo por quem não tem experiência musical.

Nenhum comentário: