26 de jun. de 2012

Danças do Mundo é opção de curso para público em geral


O 12º Festival de Música de Ourinhos recebe inscrições para os 41 cursos oferecidos até o dia 06 de julho. Pra participar basta acessar a página do evento, www.ourinhosfestivaldemusica.com.br. Além dos cursos específicos para instrumentistas, quem não é músico mas tem interesse na área também tem algumas opções como os cursos Música nas Escolas, Danças Portuguesas e Danças do Mundo, Folclore Brasileiro e História da Música Brasileira: Erudita e Popular.

Lia Marchi.
Danças Portuguesas e Danças do Mundo é o tema do curso da atriz e pesquisadora Lia Marchi. Direcionado para  educadores, músicos, bailarinos, estudantes e interessados em artes, o curso é uma oportunidade para descobrir a riqueza e a diversidade das danças tradicionais portuguesas e também para experimentar repertórios de bailes populares de outros países.
Lia Marchi irá trabalhar com as chamadas danças sociais, que convidam a participação de todos. “Os temas propostos no curso levam a visitar os bailes do mundo e partilhar os saberes de diferentes culturas e quando aplicados no ambiente escolar, despertam grande interesse”, comenta Lia.
No encerramento do curso, o grupo se une aos alunos do curso de Prática de Música do Mundo, que será ministrado pelo músico Plínio Silva. Por meio da apreciação musical, os participantes conhecerão temas  musicais em sua forma original, tendo  contato com contextos históricos,  geográficos  e culturais. 
O músico Plínio Silva é professor de “Flauta Doce e Prática de Conjunto” na Faculdade de Artes do Paraná. A partir da pesquisa e prática da chamada ‘música histórica’, direcionou seu trabalho para o levantamento, transcrições e arranjos de temas étnicos e tradicionais – vocais e instrumentais - provenientes de todos os continentes - fundando em l994 o grupo “TERRA SONORA”. Grande parte desse material coletado (mais de 700 temas) foi registrado em 5 CDs e tem sido apresentado nos mais diversos espaços culturais e festivais de música e artes do Brasil e do exterior.
Plínio Silva.
Desde 2003 desenvolve na Faculdade de Artes do Paraná um Projeto de Extensão denominado “Música dos Povos”, que gerou a formação de dois grupos: BAYAKA , com 4 CDs gravados e OMUNDÔ,  com 1 CD gravado.  Desde 2010, é o diretor musical do “Grupo Folclórico Polonês WISLA”.
Paralelamente a esse trabalho como pesquisador e coordenador de grupos camerísticos, tem participado como músico convidado e diretor musical em diversos projetos de gravação de CDs com grupos e artistas paranaenses.
O Festival de Música de Ourinhos é uma realização da Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura e Associação de Alunos e Pais da Escola Municipal de Música de Ourinhos. O telefone para mais informações é o 14 3302 3344.

Nenhum comentário: