10 de abr. de 2012

Luiz Ruffato e Michel Laub no 4º A(o)gosto das Letras


Luiz Ruffato
Já estão confirmadas as participações dos escritores Luiz Ruffato e Michel Laub no 4º A(o)gosto das Letras, festival literário que vai acontecer entre os dias 22 e 26 de agosto.  Os dois conversarão com os leitores em uma das mesas do evento.
Filho de um casal de semianalfabetos, o mineiro Luiz Ruffato encontrou na escrita sua forma de expressão. Antes de chegar à faculdade de comunicação social em Juiz de Fora, Luiz foi pipoqueiro, balconista e gerente de lanchonete.  Em São Paulo, onde vive desde 1990, encontrou o caminho do jornalismo, e passou de repórter a editor de cadernos de política e economia. Em 2003 decidiu se dedicar totalmente à literatura e publicou diversos livros, muitos deles traduzidos em países como Itália, França, Portugal, Suécia e Polônia. Recebeu os prêmios APCA e Machado de Assis (Eles eram muitos cavalos, Mamma, son tanto felice e O mundo inimigo), Jabuti (Vista parcial da noite), e foi finalista dos prêmios Portugal Telecom, Zaffari-Bourbon e São Paulo de Literatura.
Michel Laub
Embora tenha apenas 39 anos, o gaúcho Michel Laub já foi editor-chefe da revista Bravo, uma das principais publicações de cultura do país, e coordenador de publicações do Instituto Moreira Sales. Publicou cinco romances: Música Anterior (2001); Longe da água (2004); O segundo tempo (2006), O gato diz adeus (2009) e Diário da queda (2011), que sairá na Alemanha e na Espanha e teve os direitos vendidos para o cinema. Recebeu os prêmios Bravo/Bradesco e Erico Verissimo (UBE), foi finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom. Hoje é professor de criação literária e escreve para a Companhia das Letras, Cosac Naify, Abril, Trip, Revista 18 e Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário: