12 de abr. de 2012

Laércio de Freitas e Paulo Flores apresentam o show Benê de Dois

Dia 21 Ourinhos recebe o show Benê de Dois, uma livre releitura camerística das músicas de Benedito Lacerda, feita por Paulo Flores na flauta e Laércio de Freitas ao piano. A apresentação leva o ouvinte a reviver os saraus de outrora, onde o passado e o presente se fundem num universo paralelo de harmonias e ritmos. Valsas, sambas e serestas de Benedito são ressaltadas neste trabalho, porém, não deixando de passear pelos seus lindos choros sambados. A apresentação acontece no dia 21, sábado, no Teatro Municipal Miguel Cury. A entrada é gratuita.

Através da interação áudio visual o show é ilustrado por imagens e áudios originais das músicas que serão tocadas ao vivo. Textos ao vivo e em off também ajudarão a transportar o público a era de ouro da MPB.

Paulo Flores é autor do premiado projeto “Benê, o Flautista”, selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural, que resgata a vida e a obra do grande músico Benedito Lacerda, o polêmico flautista carioca, o cantor, o chorão, o compositor, sambista, carnavalesco, arranjador, político, empresário, fazedor, idealista, financista, patrão, letrista, fumante, sindicalista, o branco d’alma preta que tornou-se uma lenda brasileira.

A trilogia “Será o Benedito”, tenta cobrir uma grande lacuna na história da MPB. Através do resgate de gravações comerciais de 78rpm e acetatos inéditos de programas de rádio, traz à tona a vasta obra musical de Benedito Lacerda em três caixas com quatro CDs cada, somadas a uma extensa bibliografia de músicos, cantores, compositores, letristas, radialistas, enfim todos que participaram de sua vida artística. A primeira caixa, Benê, o Flautista, aborda de forma cronológica suas facetas musicais, seu primeiro regional, o Gente do Morro, sua maravilhosa parceria com Pixinguinha e sua atuação como a maior estrela dos regionais de todos os tempos, o preferido por 10 entre 10 cantores da deliciosa era do rádio.

Como consequência deste vasto trabalho de pesquisa um programa paralelo de divulgação foi desenvolvido, pelo pesquisador e músico Paulo Flores, com a participação do renomado pianista, arranjador e compositor Laércio de Freitas formando o duo de flauta e piano para que a arte de Benedito seja levada a todos os cantos.

Além da apresentação, o duo participa de um workshop no Centro Cultural Tom Jobim na sexta, dia 20.

Nenhum comentário: