13 de mar. de 2012

Edital de fomento à cultura é publicado hoje e traz novidades

Com publicação oficial prevista para hoje, o Edital de Fomento à Cultura em Ourinhos apresenta novas possibilidades para artistas e produtores culturais de todo o país. Como nas edições anteriores, o Edital dá possibilidade para que os proponentes apresentem projetos em categorias distintas. Este ano, será possível apresentar projetos para produções culturais (concepção, montagem e circulação de processos culturais), oficinas criativas (encontros onde se pratica o aprendizado das linguagens artísticas aliado às pedagogias arte-educativas), e também na categoria de Projetos Estruturantes. Confira a entrevista com Neusa Fleury, secretária de Cultura, onde ela avalia a importância do Edital de Fomento e apresenta as novidades para este ano.

O lançamento do Edital de Fomento à Cultura foi uma atitude inovadora na região. Que avaliação pode ser feita após esses dois anos?
Neusa: A inovação do Edital está na possibilidade dos produtores culturais realizarem seus projetos, no atendimento à demanda que existe por ações desse tipo e na experiência de realizar uma gestão compartilhada da cultura. Ou seja, é um mecanismo criado para uma nova realidade, que valoriza e insere profissionais na agenda cultural da cidade e atende as necessidades de uma parcela da população. É sempre bom lembrar que o Edital representa uma das propostas do VivOurinhos, um programa de gestão que se sustenta no respeito à diversidade, nas oficinas criativas e no estímulo à produção e circulação cultural. Essa dinâmica toda se expressa na intensa agenda cultural do município.

Quais as novidades do Edital para este ano?
Neusa: O Edital mantém as mesmas características dos anos anteriores. A novidade foi à inclusão de uma nova categoria que foi definida como Projetos Estruturantes. Os projetos aprovados nessa categoria devem potencializar a agenda cultural do município, em parceria direta e sob o gerenciamento da Secretaria de Cultura. Nessa categoria os projetos devem atender uma das três finalidades estabelecidas no Edital: projetos Mobilizadores da Memória, projetos Incentivadores de Leitura e projetos de Vídeo sobre Memórias e História de Ourinhos. Após o lançamento do Edital, como nos anos anteriores, haverá uma reunião para esclarecer as dúvidas dos produtores, além de um atendimento individualizado que visa auxiliar os produtores na elaboração dos projetos.

As oficinas culturais ainda estão com inscrições abertas?
Neusa: Na verdade algumas já iniciaram as atividades e tiveram suas vagas preenchidas, mas novas oficinas serão abertas ainda este ano. Diversas áreas foram contempladas, como a dança de salão, o teatro, as artes plásticas, a alfabetização de adultos. Enfim, a pessoa que deseja realizar uma atividade criativa tem essa possibilidade gratuitamente.

Todo esse trabalho exige a definição de prioridades?
Neusa: Certamente. A gestão pública seja ela da cultura ou de qualquer outra área da administração, exige a definição de prioridades. A indústria da cultura despeja no cotidiano das pessoas uma produção contínua e de qualidade duvidosa. Nossa missão, enquanto representantes de uma administração pública deve se orientar pelo que valoriza o ser humano como indivíduo criativo, que deseja algo mais na sua vida. As pessoas que procuram por uma oficina de dança de salão, de teatro, de pintura, ou que utilizam nossos equipamentos culturais, como as bibliotecas públicas, o museu, as escolas de música e dança, estão em busca de crescimento pessoal e qualidade de vida.

4 comentários:

Jéssica disse...

Como posso ter acesso ao edital?

VivOurinhos disse...

Olá, Jéssica, segue o link: http://www.ourinhos.sp.gov.br/licitacao/index/ver/ano/2012/numero/1/modalidade/9

Pamella disse...

Olá o link não responde! Poderia coloca-ló novamente?!
Grata

VivOurinhos disse...

http://www.ourinhos.sp.gov.br/licitacao/index/ver/ano/2012/numero/1/modalidade/9