14 de mar. de 2012

Museu Municipal vai passar por transformação

Após a aprovação do projeto ‘Ourinhos: Memória em Movimento’, a Associação de Amigos da Biblioteca Pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, já iniciou a primeira etapa do trabalho que prevê a digitalização das mais de 16 mil páginas de jornais que circularam em Ourinhos e na região, nas primeiras décadas do século passado.
Além de passar pelo processo de digitalização, as coleções receberão um tratamento de recuperação e higienização com o objetivo de minimizar as ações do tempo. O material digitalizado será disponibilizado em um site, facilitando o acesso de pesquisadores e das pessoas que se interessam pela história da cidade.
O espaço físico do museu também passara por transformações. “Nossa proposta é tornar o espaço mais atraente, valorizando seu acervo e introduzindo informações que utilizarão suportes tecnológicos para que haja uma interação com os visitantes”, explica o historiador Rogério Singolani, presidente da AABiP. Além dos objetos que já existem no acervo, está em construção um valioso arquivo audiovisual, formado por entrevistas com antigos moradores e trabalhadores da ferrovia, filmes institucionais recuperados, documentários e fotos antigas. “Todo esse material poderá ser acessado pelos visitantes por meio de terminais que serão integrados ao novo espaço”, conclui Rogério.

Nenhum comentário: