5 de dez. de 2011

93 anos: Viva Ourinhos, com muita arte!

 A programação cultural comemorando os 93 anos de Ourinhos começa no dia 8, com apresentação de um auto de natal no Centro de Convivência, às 20h30. O espetáculo Anjos, Humanos e Lunáticos acontece em uma carreta-palco de 12 metros que se transforma numa esfera representando o planeta Terra, misturando música, teatro, dança, circo e vídeo. 

No dia 13, aniversário de Ourinhos, o novo palco da Praça Mello Peixoto, que está toda reformada, será estreado com um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. A programação de aniversário segue até o dia 23, com atividades todas as noites no palco da Praça Mello Peixoto, no Teatro Miguel Cury e em vários outros locais.

Motivos para comemorarmos com arte e cultura não faltam. A diversidade da criação cultural foi a tônica de tudo que fizemos em 2011, e a cultura popular nordestina foi destaque nos nossos cinco festivais (teatro, música, literatura, cinema e dança), e nas atividades formativas do ano, resultando num grande envolvimento do público, que pode conhecer muito mais da criatividade brasileira.

Projetos culturais de artistas da cidade foram realizados com patrocínio do Edital de Fomento à Cultura da Prefeitura. Rolou samba, rolou música popular, rolou a arte da pintura e do grafite nos muros da cidade. Alguns dos projetos trabalharam com  atividades de preservação da memória da cidade. A Secretaria de Cultura, o Museu Histórico Pedagógico e a Casinha da Memória iniciaram o projeto “Arquivo de Lembranças”, que registra depoimentos de antigos ferroviários e moradores para o acervo da Casinha da Memória. Enfim, as atividades culturais estiveram conectadas com a vida ourinhense, com propostas inovadoras e criativas, contribuindo para a história e a transformação da cidade.

Para 2012, novos projetos estão sendo preparados. Um novo posto do Acessa São Paulo será instalado na Biblioteca da vila Margarida, oferecendo internet gratuita para a população. A Associação de Amigos da Biblioteca Pública firmou convênio com o Governo Federal para realizar projeto de revitalização do Museu Municipal, em parceria com a Secretaria de Cultura.

Para 2012, não poderíamos desejar nada melhor do que saúde e arte na vida de todos. Viver com arte é muito melhor!

Confira AQUI a programação completa de aniversário da cidade.

Nenhum comentário: