10 de ago. de 2011

Orquestra Jovem da Escola de Música participa de Encontro Internacional de Cordas

A Orquestra Sinfônica Jovem da Escola Municipal de Musica de Ourinhos participou do 4º Encontro Internacional de Cordas de Tatuí. O grupo se apresentou no último dia 7 no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos. O convite partiu da coordenadora do evento, Elen Ramos Pires, que também é professora de violoncelo e coordenadora do curso de cordas do conservatório.

“Ficamos muito orgulhosos com o convite, pois se trata de um grande evento, que representa muito para a música erudita”, afirmou Wilson Roberto Pereira, diretor da Escola de Música. O grupo participou também de um debate sobre o panorama das orquestras de cordas no estado de São Paulo. “Foram discutidos temas relacionados à formação de orquestras, trabalhando crianças e adolescentes como público alvo, buscando não só a formação de músicos, mas principalmente a formação de público com discernimento musical mais apurado”, esclarece o professor Eduardo Marinho Bueno, responsável pela elaboração dos arranjos da Orquestra.

Ourinhos já desenvolve este trabalho de formação desde 2010, quando foi implantada na escola uma nova metodologia de ensino, focada na formação de grupos, onde os alunos já nas primeiras aulas participam de ensaios com repertório. A partir desta nova proposta foram criados outros grupos, como a Big Band, a Combo Mirim, o Coral Infanto-Juvenil e os grupos de câmara.

A Orquestra Sinfônica Jovem da Escola de Música de Ourinhos é dirigida pelo professor Samuel Candido Pereira, que também é professor do curso de violoncelo, auxiliado pelos professores Carline Adrião, Bruna Spada, Pablo Pilizard, responsáveis pelos cursos de violino, viola de arco e contrabaixo acústico.

Nenhum comentário: