10 de ago. de 2011

A(O)GOSTO DAS LETRAS oferece diversas oficinas criativas

Valdeck de Garanhuns vai coordenar a oficina de xilogravura e também apresenta seu teatro de mamulengos.
Melina Anthis.
São cinco as opções de oficinas oferecidas nesta edição do Aogosto das Letras. No dia 20 (sábado) acontece o primeiro módulo da Oficina de Contação de Histórias com o grupo Pirlimpimpim, da cidade de Garça. O grupo realiza o trabalho voltado aos mediadores de leitura e vai propor atividades inspiradas nos livros dos escritores Patativa do Assaré e Câmara Cascudo. A oficina, que vai acontecer na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, tem seu segundo módulo com o mesmo grupo no dia 27. As inscrições são gratuitas e o horário é das 9h às 12h e das 14h às 17h.

No dia 23 (terça) o escritor César Obeid ministra oficina utilizando a milenar tradição de contar histórias acompanhadas com figuras de barbantes. César escreveu sonetos, quadras, sextilhas e oitavas inéditas para dezenas de incríveis figuras feitas a partir de um simples pedaço de barbante.  A atividade será na Biblioteca Ramal Clarice Lispector.
César Obeid.

Nos dias 24 e 25 o escritor e artista popular Valdeck de Garanhuns coordena oficina de xilogravura, técnica de impressão a partir de matrizes de madeira. A oficina oferce 15 vagas e vai acontecer na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde .

De 24 a 27 de agosto o sociólogo Fernando Nogueira relaciona a culinária nordestina e suas referências nas artes com a oficina Autores na Cozinha: A culinária nordestina e seus intérpretes. A cada dia haverá preparação de pratos típicos. O tema da primeira aula é o baião-de-dois na música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, os participantes irão preparar neste dia o Baião-de-dois.
A segunda aula será Literatura, Cinema e Gastronomia em Jorge Amado: Dona Flor e a Moqueca Baiana. A terceira aula é A Civilização do Açúcar, por Gilberto Freyre. Neste dia serão preparados quitutes como Cocada, doces de banana, caju, jerimum e o bolo de macaxeira. No último encontro os pratos serão Caldinho de feijão, receitas com milho e mandioca e sucos diversos. Os pratos preparados na quarta aula serão servidos no Sarau Literário.
Fernando Nogueira.

Também no sábado, dia 27, a atriz e poetisa Melina Anthis coordena a Oficina de escrita criativa. O objetivo da oficina é um espaço de reflexão e exercícios que apontem o caminho criativo para aqueles que desejam expressar-se através da palavra. A atividade acontece na Casinha da Memória.

Para as crianças
Artesanato em feltro.
 Para os menores de 14 anos, o Aogosto das Letrinhas também oferece duas oficinas, uma de Fuxico e outra de Artesanato em Feltro. O Aogosto das Letrinhas acontece nos dias 24 e 25 no Centro de Convivência e reúne uma série de atividades de leitura direcionadas para o público infanto juvenil. Confira a programação completa destes 2 dias do A(o)gosto das Letrinhas AQUI.

Nenhum comentário: