15 de ago. de 2011

Exposição sobre HQs no 3º A(o)gosto das Letras

A partir do dia 22 no Museu Municipal, mostra conta a história e a evolução dos quadrinhos no Brasil e exterior, com entrada gratuita. Evento oferece ainda outras quatro exposições.

Durante a 3ª edição do evento literário A(o)gosto das Letras cinco exposições estarão abertas para visitação: Poetas Ourinhenses no Calçadão, Poemas de Zélia Correa Guardiano na Casinha da Esquina, A Casa de Exu no Teatro Municipal, Brasil Cordel na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde e Histórias das Histórias em Quadrinhos no Museu Municipal.
Com início no dia 22 de agosto (segunda-feira), a mostra A História das Histórias em Quadrinhos, realizada pela Secretaria do Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), apresenta alguns personagens e séries antigas que marcaram crianças e jovens e continuam atraindo colecionadores e fãs.
Na exposição, o curador Álvaro Moya relaciona a produção artística das principais HQs ao contexto histórico que originou suas criações e caracteriza os detalhes de traços e os argumentos usados pelos desenhistas na concepção de seu trabalho. Também aponta a expansão comercial que os quadrinhos obtiveram ao longo do tempo e fez com que, de tiras de jornais, se transformassem em revistas próprias e em muitas outras mercadorias.
A mostra pode ser vista gratuitamente até o dia 22 de setembro. O Museu Municipal de Ourinhos está localizado à Praça Henrique Tocalino, no Centro.
A exposição foi produzida pela ACAM Portinari e pela Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) da Secretaria, ambas parceiras do SISEM-SP em ações itinerantes que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.

Nenhum comentário: