14 de mar. de 2011

Secretaria de Cultura oferece oficina gratuita de Escrita Criativa

Estão abertas as inscrições para a Oficina de escrita criativa, que começa no dia 05 de abril, na Biblioteca Pública “Tristão de Athayde”. O curso é gratuito, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABIP), e indicado para qualquer pessoa maior de 14 anos, que tenha interesse em melhorar suas habilidades na escrita. Os encontros vão acontecer todas as terças-feiras, às 16 horas, e são oferecidas 25 vagas.

A professora Cíntia de Lemos Ramires vai coordenar a oficina, que terá dois meses e meio de duração. “O principal objetivo é que o participante leia e produza textos de forma autônoma, crítica e criativa”, explica.

Como o tema de trabalho da Secretaria de Cultura para este ano é a cultura nordestina, a oficina vai dar ênfase à literatura de cordel, e os alunos serão motivados a escrever orientados por este gênero. O cordel é um gênero com características próprias, com marcação métrica e utilização da rima, sonoridade e ritmo. Os temas utilizados são situações do cotidiano, e o cordel se apresenta na forma oral e escrita. Em determinadas regiões nordestinas, é a forma mais autêntica de comunicação. Na forma escrita, é apresentado sob a forma de folhetos que contam um romance, uma lenda ou trazem alguma informação atual. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3326-4458.

Nenhum comentário: