3 de mar. de 2011

Barbatuques apresenta “Corpo do Som” em Ourinhos

Em 2010 eles estiveram em locais como França, China, na Copa do Mundo da África e em Nova York, depois desta temporada no exterior o Barbatuques vem se apresentando pelo Estado de São Paulo em várias cidades no interior. Referência internacional em música corporal, o grupo faz show em Ourinhos, sábado, 19/03, no Teatro Municipal Miguel Cury.


Ótima oportunidade para conferir o grupo e o espetáculo “Corpo do Som”, com composições próprias, improvisações, interações junto à platéia e adaptações de ritmos e cantos, tanto brasileiros como de outras partes do mundo. Uma animada orquestra rítmica de percussão e canto que resulta numa aquarela de sons orgânicos.

Barbatuques produz música utilizando o próprio corpo como instrumento musical, a partir de efeitos de voz e de palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. O resultado é surpreendente. As apresentações proporcionam uma experiência única através desta competente combinação entre ritmos, sons e movimentos.
A turnê pelo interior de São Paulo foi viabilizada pelo patrocínio das empresas Adidas e Eaton e conta com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura (PROAC, Programa de Ação Cultural 2010). “Corpo do Som” já passou este ano por Araraquara, São Carlos, Presidente Prudente, Salto, Limeira e Botucatu.

O núcleo artístico e pedagógico Barbatuques foi fundando em 1996 pelo músico Fernando Barba e possui 15 integrantes: André Hosoi, Bruno Buarque, Marcelo Pretto, André Venegas, Dani Zulu, Flávia Maia, Giba Alves, João Simão, Lu Horta, Heloiza Ribeiro, Mairah Rocha, Maurício Maas, Renato Epstein e Charles Raszl. Desde então, vem desenvolvendo pesquisas sobre o tema e nelas descobrindo quantidade de sons suficiente para transformar o corpo em uma verdadeira orquestra sinfônica.

 Atualmente o Barbatuques possui uma agenda de shows consistente no Brasil, com turnês internacionais, festivais e eventos relevantes por todo o mundo; além das oficinas e workshops de percussão corporal que ministra. Sua forma singular de fazer música tornou o grupo reconhecido no meio artístico, corporativo e pedagógico. O grupo já esteve em países como França, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Portugal, Líbano, Rússia, Senegal, Colômbia, China e África do Sul. Realizou parcerias com artistas como Bobby McFerrin, Camille, Keith Terry, One Giant Leap, Marku Ribas, Stênio Mendes, Chico César e Badi Assad. Ministrou oficinas para o elenco do espetáculo “Saltimbanco” do Cirque de Soleil.

O Barbatuques foi contemplado pelo Prêmio TIM de Música como melhor grupo de MPB (2006) e indicado ao prêmio 2010 da Revista Quem, categoria música, possui dois álbuns lançados, “Corpo do Som” (2002) e “O seguinte é esse” (2005) e o DVD “Corpo do Som ao Vivo” (2007). Em Nova York, o grupo participou mais uma edição “show-case” do International Body Music Festival (as outras edições aconteceram em São Francisco) organizado pelo músico e pesquisador Keith Terry, pioneiro da percussão corporal.

SERVIÇO

BARBATUQUES - show: Corpo do Som
Dia 19/03/2010 – às 20h30
Local: Teatro Municipal Miguel Cury - Ourinhos - SP
Endereço - R. 9 de julho, 496 - Centro
Capacidade - 530 lugares
Informações: (14) 3302 3344 - Secretaria de cultura (14) 3302 1400 - Teatro Municipal
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Ingressos: R:20,00 / R$ 10,00 (meia-entrada).

Nenhum comentário: