14 de fev. de 2011

Espaço Cultural Alternativo é revitalizado para receber as oficinas culturais

A Secretaria Municipal de Cultura inicia o ano com mais um espaço destinado às oficinas culturais. Totalmente reformado, o Espaço Cultural Alternativo, localizado a Rua Paulo Sá, 210, no centro da cidade, vai abrigar diversas oficinas nas áreas da dança e do teatro.

Para a Secretária de Cultura, Neusa Fleury, “é mais um importante equipamento cultural que vai abrigar múltiplas atividades, como já aconteceu no passado quando, naquele local, aconteciam espetáculos de teatro, dança, ensaios e apresentações musicais”. Nos últimos anos o espaço foi utilizado como sede da Companhia de Danças de Ourinhos. Desde 1993 o imóvel é alugado pela Prefeitura Municipal, e passou por reforma no segundo semestre de 2010 com o objetivo de transformá-lo em espaço de qualificação das oficinas culturais que estão se espalhando pela cidade.

Além de abrigar a Academia Mariza, a primeira academia de dança instalada na cidade, o local também foi palco da estréia do grupo teatral Soarte em 1994, quando foi apresentado o espetáculo Édipo Rei, com direção de Sérgio Nunes. O ator Leandro Faria, que hoje também dirige os espetáculos do grupo, participou da montagem da tragédia grega de Sófocles, e conta que “aquele foi um momento importante para o grupo e a realização do espetáculo naquele espaço foi fundamental, pois vinha de encontro à proposta da montagem”.

A coreógrafa Fátima Barbosa, que coordena a oficina de Dança Criativa, guarda boas recordações de trabalhos realizados em 2008, quando participou das criações da Companhia Experimental e da Companhia de Dança de Ourinhos. “Acho aquele espaço muito especial, pois é um lugar onde a inspiração e a criação estão presentes. Sempre me senti muito a vontade ali e foi lá que vivi grandes criações. É importante retornar, principalmente agora que está todo de cara nova”, revela Fátima.

As oficinas culturais são oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura, nas áreas de teatro, dança, música, artes plásticas e literatura, e integram a proposta do programa VivOurinhos. Mais informações através do telefone (14) 3302.3344 ou pelo e-mail culturaourinhos.imprensa@gmail.com.

Nenhum comentário: