8 de fev. de 2011

Bibliotecas oferecem atividades de estímulo à leitura durante todo o ano

Hora do conto vai acontecer na Biblioteca central e ramal da vila Margarida


A Secretaria de Cultura vai oferecer atividades de contação de histórias durante todo o ano, com objetivo de continuar a proposta de incentivo à leitura que aconteceu em 2010. A atividade será coordenada pela professora Solange Ferreira, e vai acontecer na Biblioteca “Tristão de Athayde” todas as terças-feiras às 15h, e na Biblioteca-ramal “Clarice Lispector” às quintas-feiras, às 14h, começando no próximo dia 22. “Pretendemos atingir um público formado por crianças e adultos. Apesar desse tipo de atividades remeter às histórias infantis, os adultos também se encantam com esse trabalho. Vamos preparar atividades específicas para este público”, afirma Solange, ressaltando que é necessário muito cuidado na escolha da obra para que a curiosidade para a leitura do texto seja aguçada.
           
A diretora da Biblioteca, Elizabeth Monetta, ressalta a importância das atividades acontecerem de maneira rotineira durante todo o ano: “A Biblioteca é um local de convivência, de troca de idéias, de buscar o conhecimento através da leitura. As atividades de contação de histórias incentivam as crianças a ler, e como vamos oferecer um horário fixo durante todo o ano as famílias e as escolas podem se programar para levar os filhos”.

Segundo a secretária de Cultura, Neusa Fleury, durante todo o ano haverá atividades de incentivo à leitura, como aconteceu o ano passado. Como a proposta de trabalho da Secretaria para 2011 tem foco na cultura nordestina, as atividades de contação de histórias deverão levar textos de escritores do nordeste e literatura de cordel.  “Nossa proposta é mais do que criar um hábito de leitura: é criar o desejo da leitura por prazer, ampliar a concepção do mundo e desenvolver o senso crítico”.

O projeto tem início no dia 22, mas quem deseja levar grupos de alunos na Hora do Conto, pode agendar pelos telefones 3326.4458 (Biblioteca Tristão de Athayde) e 3326.8582 (Biblioteca-ramal Clarice Lispector). Mais informações através do blog curtaourinhos.blogspot.com.

Nenhum comentário: