3 de ago. de 2010

Ganhador do Prêmio Jabuti estará presente no A(o)Gosto das Letras

Com a publicação de 1808, Laurentino Gomes conquistou o Jabuti,
o mais prestigiado prêmio literário do país.
O mês de agosto será mesmo dedicado à literatura. Entre os dias 22 e 28 de agosto a Secretaria Municipal de Cultura realizará a segunda edição do A(o)Gosto das Letras, com uma programação recheada de atividades voltadas ao universo literário. O evento é realizado em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Um dos destaques será a presença do jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor de 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, um dos livros mais vendidos no Brasil e em Portugal nos últimos três anos. Resultado de intensa pesquisa, o livro conta o episódio da vinda da família real portuguesa para o Brasil, e rendeu ao autor o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro em 2008 em duas categorias: Melhor Livro Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção. 1808 foi eleito também como o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Nascido em Maringá, Laurentino Gomes trabalhou como repórter e editor para o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja e foi diretor da Editora Abril. É membro titular da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Outra presença já confirmada, o escritor paulistano Reinaldo Moraes conversa com os leitores sobre seu livro Pornopopéia. Lançado em 2009, o livro foi um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2010, premiação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo.

O psicólogo e escritor Marcimedes Martins da Silva participa de bate-papo sobre as relações entre Literatura e Suicídio. Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, Marcimedes publicou os livros Suicídio: Trama da Comunicação e Internet como Expressão da Indústria Cultural, além de obras dedicadas ao público infantil.

Na programação haverá espaço ainda para conversas com ilustradores, oficina de dinamização de bibliotecas, exposições, atividades para crianças, espetáculos de teatro e música. O músico e professor de Linguística da USP, Luiz Tatit, realiza show no Teatro Municipal. Autor de uma dezena de livros dedicados à canção brasileira, Tatit foi um dos criadores do Grupo Rumo e teve como parceiros músicos como Itamar Assumpção e Ná Ozzetti.

Um comentário:

Somos Alunos José Alves Martins disse...

Muito legal a programação do Agosto das Letras. Amei o "Recriando Clarice"; parabéns Neusa e quipe Cultura. Vou postar a programação no Educarede.
Selma Pupim