8 de ago de 2010

Dia dos Pais - Domingo tem Teatro de Bonecos para toda a família

“Uma Noite em Claro” é inspirado em desenhos animados como Pernalonga e Popeye
Neste domingo (08) Ourinhos recebe o espetáculo “Uma Noite em Claro”, teatro de bonecos inspirado no gênero do desenho animado clássico. Com referências dos desenhos norte-americanos das décadas de 30 a 50, como Perna Longa, Popeye, Super Mouse e Tom e Jerry, a Cia. Odelê criou o personagem Morpheu. A apresentação será às 16h no Teatro Municipal Miguel Cury. A entrada é gratuita.

Esta obra conta a história de um cidadão comum que regressa à sua casa após um dia intenso. Seu único objetivo é ter uma noite tranqüila, dormir profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer, uma vez que diversas situações inesperadas perturbarão seu sono constantemente. O personagem principal de “Uma Noite em Claro”, Morpheu, foi inspirado no ranzinza “Hortelino” (Elmer Fudd) do Looney Tunes, principalmente em seu caráter e gestos. Como todos os personagens dos desenhos animados, o protagonista desta história enfrenta uma série de situações que perturba o seu cotidiano. Desta maneira, os conflitos vão se sucedendo de forma divertida e crescente, marcando uma tensão na história que só se resolve no final.

A montagem tem direção de Rafael Curci, que é também o ator-manipulador do espetáculo. Ele explica que a elaboração desta peça partiu da temática música e situações do desenho animado, assim foi possível elaborar uma dramaturgia específica para recriá-los na dinâmica e na linguagem do teatro de animação. Uma característica dos desenhos animados desta época era ausência de diálogos, as histórias estavam construídas desde um personagem que se expressava quase exclusivamente através de sua gestualidade.

Produção e realização: Cia Odelê - A Casa dos Gestos. A apresentação faz parte da programação do Circuito Cultural Paulista. Este programa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de Ourinhos e coprodução da Associação Paulista de Amigos da Arte. A classificação indicativa desta apresentação é 06 anos. Mais informações pelo telefone 14 3302 3344.

Nenhum comentário: