21 de jul. de 2010

Divina Comunhão – Livro sobre os dez anos do Festival de Música será lançado hoje

Marcando os dez anos do Festival de Música de Ourinhos acontece hoje na Biblioteca Municipal o lançamento do livro Divina Comunhão – Festa de todos os sons. Escrito por Marco Aurélio Gomes e Neusa Fleury Moraes, o livro aborda alguns aspectos do maior evento cultural de Ourinhos, que se tornou uma referência como projeto voltado à educação musical no país. “Não nos preocupamos em contar uma história cronológica, destacamos o perfil do Festival de Ourinhos, que contempla principalmente a formação musical, o aprendizado, sempre interagindo com outras linguagens”, comenta Marco. Os autores dedicaram também um capítulo ao envolvimento da cidade com o projeto, mostrando como um evento cultural pode mobilizar diversos segmentos.
Utilizando arquivos do próprio Festival, consultando acervos pessoais e colhendo depoimentos de músicos, o livro revela uma trajetória marcada pela evolução. Embora não seja um livro sobre a história da música na cidade, os autores recuperaram personagens e situações que atestam a existência de um “terreno fértil”, que aliado a “ousadia de seus criadores” contribuiu para a consolidação do projeto.
“Mais do que um importante registro do Festival, o livro é uma referência para a memória musical da cidade, uma história contada por muitas vozes”, lembra Neusa Fleury, Secretária de Cultura e principal idealizadora do Festival de Música.  Segundo os autores, o livro será distribuído às escolas e às principais instituições que se dedicam ao ensino no Brasil.
O lançamento acontece a partir das 20h, na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, que fica na Rua São Paulo, 149. Mais informações pelo telefone 3302.1800.

Nenhum comentário: