21 de jul. de 2010

Compositora de São Bernardo do Campo vence o Em Cantos

Foi na noite da última segunda (19) que o público conheceu as três músicas vencedoras do Em Cantos, 1º Festival da Canção competitivo realizado pelo Festival de Música de Ourinhos. O evento, aliado ao Ano da Leitura, abre espaço para novos compositores e valoriza o cancioneiro popular, expressão musical tão importante no Brasil.
A música vencedora, que levou 2 mil Reais e ainda a gravação no RR Estúdio foi “Um de Três”, composta por Vanessa Moreno da Silva, de São Bernardo do Campo. Pelo quinto ano participando do Festival de Música de Ourinhos, a cantora diz que procura a cidade pela qualidade dos cursos e também pelo clima musical que se espalha pelos principais pontos culturais de Ourinhos.
“Nesta edição eu não me inscrevi para nenhum curso, mas só de estar em Ourinhos e ter contato com esses profissionais já é um aprendizado. A cada ano aprendemos coisas novas e o Festival me deu abertura pra muito do que em faço hoje. Eu inscrevi a música e ela foi classificada para a apresentação desta noite, e graças a esses três músicos maravilhosos que me acompanharam nós recebemos o prêmio da primeira colocação. Viemos pra fazer um som sincero, que a gente e o público pudesse se divertir, e além de me divertir tivemos a felicidade de ganhar em primeiro lugar. Eu estou muito feliz”, falou Vanessa logo após o anúncio do resultado.
Em segundo lugar, premiada com mil Reais, ficou a música “Nos versos de uma canção”, de Sandro Roberto de Almeida que veio de Americana. E na terceira colocação ficou a música Casulo na Moldura, de Carlos Gomes, da cidade de Praia Grande.
Além de ser uma novidade nesta décima edição do Festival, o Em Cantos reforça as atividades do “Ano da Leitura em Ourinhos”. O objetivo é premiar e motivar novos compositores com músicas inéditas, e valorizar a composição poética. Os 12 finalistas inscreveram músicas em qualquer gênero, com letra em português. O júri foi composto pelos músicos Itamar Collaço, Paulo Flores e Andrea dos Guimarães, que também são professores do Festival de Música.

Nenhum comentário: