12 de abr. de 2010

Cultura lança o Ano da Leitura e conquista parceiros

A proposta da Secretaria Municipal de Cultura em eleger 2010 o Ano da Leitura em Ourinhos e a homenagem a escritora Clarice Lispector estão estimulando diversas ações em torno de um mesmo objetivo: difundir o hábito da leitura entre todos os cidadãos.

Assessora Técnico pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Selma Cristina Freitas Pupim está coordenando um dos primeiros projetos parceiros do Ano que acontece no Espaço do Professor (foto), no Centro de Convivência Jornalista Benedicto da Silva Eloy. “Nossa idéia é trazer estudantes da rede e interessados em geral para participarem de rodas de leitura, trabalhos com poesia, contos, utilizando todas as possibilidades de estímulo ao leitor”, explica Selma Pupim, com a experiência de quem já trabalha com atividades de leitura com alunos do ensino fundamental.

É também no Centro de Convivência que fica a Casinha da Esquina, um dos equipamentos culturais públicos de Ourinhos. A Casinha da Esquina possui um acervo de livros infanto-juvenis, uma gibiteca e realiza oficinas criativas em diversas áreas. Na última semana, quem visitou a Casinha foi um grupo com mais de 10 usuários (foto) do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - de Ourinhos, que participaram de atividades de leitura oferecidas pelo espaço cultural. Acompanharam o grupo a psicóloga Azlin Brisola e o Auxiliar de enfermagem Marcos Paulo Bordinhon Arantes.

Segundo a psicóloga, a vivência na Casinha representou um passo importante em direção ao interesse pela leitura. “Foi uma grande alegria percebê-los envolvidos e concentrados pelos livros que cada um escolheu nas prateleiras. Além de estimular o interesse pela leitura, esta atividade permite a familiarização dos espaços culturais oferecidos pelo município, permitindo o livre acesso a esses locais e mostrando que o aprendizado pode ocorrer de outras maneiras”, diz Azlin Brisola.

Para o auxiliar de enfermagem Marcos Paulo B. Arantes a visita à Casinha foi uma ação estimulante. “Geralmente nossas atividades externas são caminhadas e passeios a locais como o parque ecológico, por exemplo. Essa atividade de leitura na Casinha da Esquina foi algo diferente para eles, percebi que eles saíram de lá motivados”.

A psicóloga Azlin Brisola salienta que atividades como esta integram a proposta psicossocial do CAPS. “Além de inserir estas pessoas nos espaços culturais, ajudam a desenvolver novos pontos de vista, potencializando ainda mais a sensibilidade e despertando a capacidade de escolher aquilo que se quer aprender”.

O Centro de Atenção Psicossocial é um Programa do Governo Federal que funciona em Ourinhos através de um convênio com a Prefeitura Municipal. É um serviço aberto e comunitário do SUS (Sistema Único de Saúde) para tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais através da reabilitação psicossocial.

Uma das Oficinas Criativas proporcionadas pelo programa VivOurinhos é a de Leitura utilizando as obras da escritora Clarice Lispector. A atividade acontece toda quinta-feira na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, das 19h às 20h, com coordenação do ator e diretor teatral Leandro Faria.
Para saber mais sobre o Ano da Leitura promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos basta ligar para o telefone 14 3302 3344 ou escrever para o endereço eletrônico culturaourinhos.imprensa@gmail.com.

Nenhum comentário: