17 de mar. de 2010

Ponto de Cultura Para Ler o Mundo vai acontecer em quatro escolas públicas

Em 2010, Ourinhos contará com um projeto dedicado a tornar o aprendizado nas escolas mais interessante, mais criativo e mais gostoso. Começa a funcionar o Ponto de Cultura Para Ler o Mundo, em quatro escolas da cidade. Em cada uma delas o projeto vai oferecer 20 vagas.

Os alunos participarão de oficinas criativas, de março a dezembro, com atividades de leitura de mundo, como passeios pela cidade, atividades de teatro, pesquisas na Biblioteca Pública e outros. Mas farão isso de um jeito diferente: terão máquinas para fotografar, câmeras de vídeo para filmar, gravadores para fazer entrevistas e serão incentivados a criar vídeos, reportagens e programas para rádio, usando a imaginação para aprofundar e mostrar sua visão de mundo. Serão um pouco de jornalistas, de poetas e de atores – sempre estimulados a aprender criando.

Vamos fazer vídeos, fotografias, rádio, poesias

Na sala superior da Biblioteca Pública, os alunos vão contar com um espaço dedicado a eles, onde terão computadores para editar vídeos, organizar mostras de fotos e programas de rádio. O que for criado vai para um site na internet, dedicado a mostrar como são bons os resultados da educação casada com a criatividade da arte. Todo esse trabalho vai ser acompanhado e orientado por oficineiros e professores.

O Ponto de Cultura Para Ler o Mundo é um projeto da Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e foi aprovado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado da Cultura. Suas atividades foram planejadas com base em grandes educadores, como Paulo Freire, Celestin Freinet, Ana Mae Barbosa e outros, cujas idéias investem na capacidade criativa dos alunos e estimulam a educação e a arte a caminharem juntas.

Nenhum comentário: