28 de out. de 2009

Conferência de Cultura em Ourinhos, nesta quinta

O setor cultural de Ourinhos realiza nesta quinta-feira, 29 de outubro, a 1ª Conferência de Cultura do Município, definindo propostas e delegados para participar da Conferência Estadual de Cultura, dia 26 de novembro no Memorial da América Latina, em São Paulo, e da Conferência Nacional de Cultura, de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília.
Em todo país, é grande a movimentação de conferências municipais, intermunicipais e estaduais de cultura, que escolhem os representantes com direito a voz e voto na Conferência Nacional de Cultura, onde se definirão diretrizes para o Sistema Nacional de Cultura. Cinco grandes eixos orientam os debates em todas as conferências preparatórias: Produção simbólica e diversidade cultural; Cultura, cidade e cidadania; Cultura e desenvolvimento sustentável; Cultura e economia criativa e Gestão e institucionalidade da cultura. Participam das conferências tanto os gestores públicos quanto artistas, produtores culturais e representantes da sociedade civil.
A Secretaria Municipal de Cultura é a organizadora da 1ª Conferência de Cultura de Ourinhos, que se inicia às 18h30 desta quinta no Teatro Municipal Miguel Cury. A Secretária Neusa Fleury avalia que em Ourinhos as discussões relativas à política de cultura estão adiantadas, comparativamente à maioria dos municípios brasileiros, pois desde o início do ano artistas, servidores e educadores tiveram oportunidade de apontar os rumos culturais. O momento decisivo foi o I Fórum de Cultura de Ourinhos (foto), nos dias 24 e 25 de abril onde se definiram diretrizes para implementação do Programa VivOurinhos, visando otimizar a gestão cultural municipal.
A programação da Conferência de Cultura de Ourinhos contará com uma explanação informativa, comparando os eixos propostos pelo Ministério da Cultura para a Conferência Nacional com as diretrizes aprovadas no I Fórum de Cultura de Ourinhos. Em seguida, a Secretaria de Cultura vai apresentar um balanço da gestão, do início do ano até agora. Finalizando, serão aprovadas as propostas de Ourinhos para as conferências estadual e nacional de Cultura e escolhidos os delegados que representarão Ourinhos nas duas ocasiões. Informações pelo telefone 14 3302 3344.

Nenhum comentário: