29 de out. de 2009

5º Curta Ourinhos mostra a diversidade na produção de curtas metragens brasileiros

A cada ano que passa, o Curta Ourinhos vai se consolidando no calendário cultural da cidade, sempre apresentando o melhor da produção brasileira de curtas-metragens. Além dos filmes com temáticas diversificadas, vindos das mais distantes regiões do país, o evento se destaca também pela programação descentralizada, com sessões em vários pontos de exibição espalhados pela cidade. Em sua quinta edição, realizada em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP), o evento oferece também uma Oficina de Produção de Filmes de Animação e uma mostra de filmes contemplados pelo Prêmio Estímulo de Curta-Metragem, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. Mais informações pelo telefone (14) 3302.3344 ou pelo e-mail curtaourinhos.imprensa@gmail.com.



MOSTRA PRINCIPAL


Dia 03 (terça) - Teatro Municipal – 20h30

A Casa dos Mortos
Débora Diniz - Brasil(DF), 2009 - 20' – Cor - Vídeo
Jaime, Antônio e Almerindo são homens anônimos, considerados perigosos para a vida social, cujo castigo será a tragédia do suicídio, o ciclo interminável de internações, ou a sobrevivência em prisão perpétua nas casas dos mortos.

Ana Beatriz
Clarissa Cardoso - Brasil(DF), 2008 - 09' – Cor - 35mm
Ana Beatriz e Paulo Roberto ainda não se conhecem, mas foram feitos um para o outro. E desde cedo o dia promete... ser igual a outro qualquer. Filme baseado no conto homônimo de Juliano Cazarré.





Cinco Minutos
Ricky Mastro - Brasil(SP), 2008 - 10' – Cor - 35mm
Quando se passa uma vida inteira ao lado de alguém, todo o tempo do mundo ainda é pouco para dizer adeus.




Bom Dia Meu Nome É Sheila
Diretor Angelo Defanti – Brasil, 2009 - 17 min – Cor - HDV
Fagner vendia planos de saúde pelo telefone usando a lista de assinantes residenciais do Rio de Janeiro. Valéria trabalha há 19 anos numa das maiores centrais de teleatendimento do país. O telemarketing é o setor da economia que mais cresce e contrata hoje no Brasil com cerca de 700 mil operadores. Alguns deles estão neste filme. Baseado na impressionante reportagem publicada na revista Piauí.

Sossega Leão
Maurício Squarisi - Brasil (SP), 2009 - 04' 05'' – Cor - Desenho Animado
Advogado tira o anel de doutor e solta a franga no carnaval carioca. Vídeoclipe em desenho animado inspirado na canção "Camisa Listada", composta por Assis Valente em 1937, e nterpretada por Carmem Miranda.



Aqui Não!
Will Oliveira - Brasil (SP), Ourinhos, 2009 – 07' – Cor – Vídeo
Um filme sobre cigarros. Sobre pessoas que optam por não fumá-los, de livre e espontânea vontade independentemente de leis que os proíbam. E, sobretudo, sobre pessoas que perderam mais uma maneira de extrair um mínimo de prazer de uma lamentável sociedade regida por valores morais e regulamentos ineficazes.



Dia 04 (quarta) - Teatro Municipal – 20h30

No Tempo de Miltinho
André Weller - Brasil(RJ), 2008 - 17' – Cor - Vídeo
Investigação musical. Miltinho, cantor atuante desde os anos 40, empresta sua peculiaríssima voz para falar. O inconfundível estilo do Rei do Ritmo é dissecado em entrevistas, apresentações musicais e imagens de arquivo.


V.I.D.A
Geison Ferreira e Vinícius Zinn – 22'10'' - Brasil, 2008
Ana Silvia é uma advogada e mãe que sofre de depressão há alguns anos, o que a levou a montar um grupo de apoio a depressivos que se reune regularmente. O filme acompanha um dia na vida desta mulher no qual ela está enfrentando uma crise aguda de depressão, bem como o desencontro com sua irmã e a incapacidade de cuidar da filha.

Solstício de Inverno
Luara Arabi - Brasil(SP), 2009 - 5' - Preto e Branco - Vídeo
A história do romance entre uma flor rara e a Lua.






Além de Olhar
Direção coletiva - Cabo Verde/Brasil, 2008 - 5' – Cor - Vídeo
Em meio a tantos problemas, o simples observar de uma paisagem nos permite refletir sobre o viver.



A Garrafa do Diabo
Fernando Coimbra - Brasil(SP), 2009 - 15' – Cor - Vídeo
Alfredinho tem 13 anos e uma infeliz missão: entrar na casa do doido Manuelzinho e roubar a garrafa onde o velho prende um diabo.





Dia 05 (quinta) - Teatro Municipal – 20h30

Olhos de Ressaca
Petra Costa - Brasil(SP), 2009 - 20' – Cor - 35mm
Vera e Gabriel estão casados há 60 anos. Eles divagam sobre a própria história e em seu rememorar, imagens de arquivo familiar se confundem com imagens do presente, tecendo um universo afetivo e onírico.

O Perdedor
Vitor Leobons - Brasil, 2009 – 19' – Cor - Vídeo
O cara convidou a garota para um jantar romântico. Ele sempre foi apaixonado por ela e achava que era hora de se declarar. Ele também achava que ia ser simples. Ele achou errado... Um protagonista enrolado que não sabe o que falar, problemas com um café, revelações inesperadas e um estudo sobre linguagem e estética cinematográfica são alguns dos elementos que vão dar outros contornos ao que poderia ser apenas mais uma comédia romântica.

O Arquivo de Ivan
Fábio Rogério - Brasil (RJ), 2008 – 14' – Cor - MiniDV
Ivan é um senhor que coleciona tudo que tiver sobre cinema, catalogando em um imenso arquivo.






Catadores
Rafael Lefcadito - Brasil (SP), Ourinhos, 2009 – 15' – Cor - MiniDV
Ivan é um senhor que coleciona tudo que tiver sobre cinema, catalogando em um imenso arquivo.




Dia 06 (sexta) - Teatro Municipal – 20h30


Fractais Sertanejos
Heraldo Cavalcanti - Brasil(CE), 2009 - 19' – Cor - 35mm
A história de um operário da construção civil que torna-se artista ao sair do coma, esculpindo obras abstratas que denomina "TudoeNada", semelhantes aos fractais estudados na física e na matemática do caos.



Somos Todos Especiais
Arlindo de Almeida Jr. - Brasil, 2008 - 20' – Cor - Vídeo
A vivência dos pacientes com transtornos psíquicos tratados no CAPS Itaquera / SP, em sua luta diária pela recuperação.








Uma Canção de Dois Humanos

Dragão Blasé Produções - Brasil(SP), 2007 - Fic - 10'
Um homem que ama e enlouquece até o fim. Um amor que definha e renasce.




Cinema Lotada
Rafael Ramos - Brasil, 2009 – 10' – Cor - Vídeo
Cineasta amador entra em uma kombi de lotada e anuncia um assalto com o objetivo de arrecadar recursos para a sua produção. O assalto vai progredindo e os passageiros começam a interagir com o assaltante sugerindo idéias para o seu filme. A estória é contada por um motorista de lotada que está sendo assaltado no ponto.



Darluz
Leandro Goddinho - Brasil(SP), 2009 - 15' – Cor/P&B - Vídeo
"Dei José, dei Antonio, dei Maria. Dei, daria e dou. Não posso criar." Darluz.




MOSTRA PRÊMIO ESTÍMULO DE CURTA-METRAGEM

Dia 04 (quarta) - Teatro Municipal – 9h30


Teresa
Renata Terra Cunha - Formato: HDCAM - Duração: 18’
Sinopse: Teresa chega pela primeira vez na rodoviária do Tietê, em São Paulo, com uma carta nas mãos. A carta é de João, seu noivo, que prometera recebê-la. Ele não aparece no dia marcado, e nem depois. Ela decide esperá-lo indefinidamente.




Tristesse Robot
Victor-Hugo Maciel Sansão Borges - Formato: 35 mm - Duração: 9’
Sinopse: Tristesse Robot é uma fábula animada com elementos de ficção científica e realismo fantástico. Conta a história de um robô errante à procura de seu criador num universo insólito, quase que como num vislumbre do subconsciente de seu próprio criador.




Relicário
Rafael Esteves Candido Gomes - Formato: 16mm - Duração: 18’
Sinopse: Rodrigo vai morrer aos 20 anos. Antes, interna-se em seu próprio subconsciente e esculpe um relicário de sua vida.





REC, Pause
Bruno Carneiro - Formato: 35 mm - Duração: 15’
Sinopse: Um homem filma a festa de aniversário de seu filho pequeno com uma câmera de vídeo, mas não sabe mexer no aparelho. Quando ele pensa que a câmera está parada, na verdade ela está gravando, e vice-versa. Sem querer, segredos são registrados na fita.





Dia 05 (quinta) - Teatro Municipal – 9h30


A Cidade Reinventada
Maria Ines Pereira Cardoso - Formato: 16mm - Duração: 15’
Sinopse: Documentário sobre uma cidade manicômio no interior de São Paulo – uma cidade absolutamente excluída e ao mesmo tempo institucionalizada – que carrega em si tensões e intenções opostas.


O Divino, de repente
Fábio Jun Yamaji - Formato: HDCAM - Duração: 6’10”
Sinopse: Divino é um personagem real. Quando criança na Paraíba aprendeu a cantar repentes com o seu avô. Goiano de 33 anos, é casado, tem um filho e estuda. Ganha a vida como servente na capital paulista. E mantém viva a tradição do repente nordestino.




Elo
Vera Egito Vellez - Formato: 16 mm - Duração: 8’
Sinopse: No início dos anos oitenta, na cidade de São Paulo, Lilian, uma menina de 15 anos, vive sua primeira decepção amorosa no mesmo dia em que morre Elis Regina.



Formigas
Caroline Okoshi Fioratti - Formato: 35 mm - Duração: 18’
Sinopse: Uma família de imigrantes japoneses é perseguida por “formigas” e são obrigados a fugir toda noite para o meio da plantação, até o dia em que o pai decide ficar em casa para matar as “formigas”.



Samba de Quadra
Gustavo Gomes de Mello - Formato: 35 mm - Duração: 16’
Sinopse: Um cigarro de palha é enrolado e uma prosa se estica na varanda. Tudo desliza calmamente numa tarde de domingo, num lugar onde o tempo demora a andar. Bem vindos à casa de João Ditão. O preparo de um arroz com frango é a linha guia do filme, servindo de pano de fundo para a reunião musical informal e despojada.



MOSTRA INFANTIL


Dias 03 e 04 (terça e quarta) - Teatro Municipal – 14h


Casinha de Cupim
Dir. Horácio Baynes Young Jr. - Desenho Animado 2D - 2min13seg – 2008 – Rio de Janeiro - RJ
Sinopse: Uma menina faz uma viagem encantada dentro do seu livro infantil. Nessa aventura, ela não está só. Adaptação livre da cantiga de roda popular.



A Bruxinha Lili

Dir. Leonardo Copello - Aquarela sobre papel - 5min43seg – 2008 – Salvador - BA
Sinopse: Era uma vez uma bruxinha muito, muuuuito, mas muuuuuuuuuuuito curiosa mesmo! Como é o nome dela? Lili! Uma criança feliz, encantada com a vida e ávida por descobrir os “porquês” de tudo. Assim, Lili sai por aí perguntando “como saímos da barriga da mamãe? ’” e outras pequenas dúvidas como esta até que surge uma questão que norteia o resto da história: Quem acende a luz da lua?

Sapo Xulé – Bem Me Quer
Dir. Paulo José, Tradicional – 2min05seg – 2007 – São Paulo - SP
Sinopse: após ler o livro “Como conquistar seu sapo”, Sapita sai em busca do Sapo Xulé e usa a indiferença como método de conquista. Quando o ouvi dizendo “bem me quer, mal me quer”, Sapita entra em júbilo pensando que ele a ama. Até que percebe que ele está falando de seu tênis, que tanto ama! Sapita fica furiosa.

Rose Dollz – Hora do Show
Dir. Rodrigo Santos - Cartoon 3D - 03min20seg – 2008 – São Paulo - SP
Sinopse: Rose tenta comparecer ao show de sua banda favorita.




Encontro em Marte

Dir. 30 alunos de 1ª e 2ª série (Núcleo Animazul Instituto Marlin Azul), Stop Motion, Pixilation e Recorte - 2min – 2008 – Vitória - ES
Sinopse: um garotinho, que como brincadeira decide construir um foguete. Dentro de sua imaginação ele viaja até Marte, e ao chegar se depara com um E.T. Ambos se assustam e voltam correndo aos braços de suas mães.


Para Chegar Até a Lua
Dir. José Guillermo Landi Hiertz - 3D - 10' – 35mm – 2005 - São Paulo/ SP
Sinopse: Como será viver tão sozinho a ponto de nem sequer saber o que é solidão? Assim vive Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver, acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência.

Como pode viver o peixe
Dir. Frata Soares - Desenho Animado 2D - 2min53seg – 2008 – Rio de Janeiro - RJ
Sinopse: A história de um menino que aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo. Adaptação da cantiga de roda popular “Como Pode Viver o Peixe”.


Calango
Dir. Ale Camargo - 3D - 8min - 2007
Sinopse: Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição... mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina. Ação, humor e uma perseguição desenfreada numa animação 3D bem brasileira...

O Quarto do Jobi
Dir. Andrés Lieban - 2D Digital – 1min06seg – 2008/2009 – Rio de Janeiro- RJ
Sinopse: Como qualquer criança de sua idade, Jobi adora chegar em casa e fechar a porta do seu quarto. Afinal, qual é o menino de 9 anos que não curte esse primeiro gostinho de privacidade? O que descobrirmos ao espiar Jobi é que, dentro do quarto, ele e seu melhor amigo o sapo Oscar, encontram um atalho para o mundo.


O Dia da Caça

Lápis sobre papel e 2D – Digital – 1min20seg - Dir. Daniel Boccato – 2005 – Campinas-SP
Sinopse: “Um dia é da caça, o outro do caçador". Esta é a história do dia em que a caça leva a melhor.




Jardim das Cores
Dir. Guilherme Reis - Desenho animado e computação gráfica 2D - 8min – 2008 – Belo Horizonte
Sinopse: Uma brincadeira de lápis e papel.




Dias 05 e 06 (quinta e sexta) - Teatro Municipal – 14h

Interrogação
Dir. Marcio Luis Gatica - Digital 3D - 04min47seg – 2007 – São Paulo - SP
Sinopse: Brincando com um jogo didático, três criançinhas começam a descobrir o maravilhoso mundo de criar palavras usando as vogais. Nessa brincadeira começam a imaginar como seria as vogais se elas tivessem vida. Como nascera o ‘SRA’? O que acontecerá se o ‘SRA’ encontrasse o ‘SRO’? Nessa divertida historinha as perguntas virão... e as respostas também.

Se Esta Rua...
Dir. Sandro Lopes dos Santos - 2D - 2min52seg – 2008 – Rio de Janeiro – RJ
Sinopse: Menino se sente rejeitado com a chegada de sua pequena irmã. Mas depois de um acontecimento, sua mãe demonstra que o ama tanto quanto sua irmãzinha. Adaptação da cantiga tradicional infantil “Nesta Rua”.




Caquinhas – Bolinhas
Direção: César Cabral - Stop Motion - 01’30’’ – Digital – 2003 - Santo André – SP
Sinopse: Uma Caquinha solitária é repentinamente incomodada por estranhas Bolinhas.




Dias 05 e 06 – (quinta e sexta) - Teatro Municipal – 14h



História de Umbigo
Michelle Gabriel - Brasil(SP), 2009 - 10' – Cor - 35mm
Quando a pequena Milu descobre que terá de dividir seu reino particular com um irmãozinho, algo estranho acontece em sua barriga.

Osmar, A Primeira Fatia do Pão de Fôrma
Ale McHaddo - Brasil(SP), 2008 - Ani - 11' – Cor - 35mm
Osmar não superou o fato de ter sido deixado na embalagem. Tentando amenizar seu drama, visita o doutor Croix Sainte, que tenta fazer a fatia de pão enfrentar os momentos mais tramautizantes da sua vida.



Contatos Siderais Antes do Colegial
Ale McHaddo - Brasil(SP), 2009 - 14' – Cor - Vídeo
Um grupo de crianças passa a noite no parque da cidade. Um deles assusta os amigos, dizendo que pode fazer contato com extraterrestres. E não é que ele consegue?


A Menina Espantalho
Cássio Pereira dos Santos - Brasil(DF), 2008 - 13' – Cor - Vídeo
Luzia mora na roça com seus pais e o irmão, Pedro. Quando o irmão começa a ir à escola, ela quer acompanhá-lo. Reprimida pelo pai, Luzia busca outros caminhos para aprender a ler.


Sossega Leão
Maurício Squarisi - Brasil (SP), 2009 - 04' 05'' – Cor - Desenho Animado
Advogado tira o anel de doutor e solta a franga no carnaval carioca. Vídeoclipe em desenho animado inspirado na canção "Camisa Listada", composta por Assis Valente em 1937, e nterpretada por Carmem Miranda.








Nenhum comentário: