8 de set. de 2009

Filme 'O Visitante' fala sobre imigração nos E.U.A.

Seguindo com o tema 'Intolerância' o videoclube Lume apresenta hoje o filme 'O Visitante' (2008), longa estadunidense que trata a questão da imigração naquele país após o ataque de 11 de setembro. O diretor Thomas McCarthy aborda a questão do envolvimento emocional de um professor universitário americano com imigrantes ilegais submetidos ao humilhante tratamento que lhes é imposto nos EUA. Walter Vale é um professor viúvo, melancólico, que leciona a mesma matéria há 20 anos na universidade em Connecticut e tenta sem sucesso escrever um livro e aprender piano.
Ao ser convocado para uma conferência em Nova York, ele encontra um jovem casal de imigrantes ilegais ocupando seu apartamento na cidade. O sírio Tarek e sua namorada senegalesa Zainab dizem tê-lo alugado de uma pessoa que o proprietário não conhece. Mas concordam em sair sem alarde para evitar que Vale chame a polícia. Mais tarde, ao vê-los na rua, o professor muda de idéia e aceita hospedá-los até que encontrem outro lugar. A amizade entre Vale e Tarek mudará a vida do professor.
A exibição tem início às 20h e a classificação indicativa do filme é de 14 anos. O videoclube Lume está em atividade no Colégio COC Jean Piaget, Av. Rodrigues Alves, 121 - Sala 05. Para conhecer mais sobre o grupo acesse: www.videoclubelume.com.

Nenhum comentário: