23 de jul. de 2009

Vânia Bastos apresenta 'Tocar na Banda', nesta quinta no Teatro Municipal

'Tocar na Banda' é o primeiro trabalho gravado ao vivo por Vânia Bastos. O resultado é uma coletânea de seu repertório clássico, composto por Tom Jobim, Caetano Veloso, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, entre outros nomes que integram a obra. Este é o espetáculo de hoje (23) no Teatro Municipal Miguel Cury, onde a cantora ourinhense fará uma compilação de seus 20 anos de carreira. O espetáculo começa às 20h30 com entrada franca.
Este recente trabalho, registrado em cd e dvd, traz canções inéditas e também as músicas marcantes da carreira de Vânia Bastos. “Este é meu décimo CD e primeiro DVD, ele tem canções que sempre fiz em shows e não havia gravado até então, é um trabalho bem elaborado, que mostra várias faces do meu modo cantar. Estou super feliz pela oportunidade de lançar esse DVD em Ourinhos”, diz Vânia.
Vânia Bastos se apresenta em Ourinhos acompanhada pelo trio Ronaldo Rayol, (direção musical, violão e piano), Eric Budney (contrabaixo acústico) e Nahame Casseb (bateria e percussão). Especialmente para esta apresentação, Vânia Bastos também interpretará canções do músico Paulinho da Viola, compositor com quem já gravou duas músicas.
Vânia nasceu e viveu com sua família em Ourinhos até os 18 anos. Seu irmão Euler, 6 anos mais velho, era o grande incentivador da irmã para que ela cantasse profissionalmente. “Ele me levava para os festivais da região (Cambará e Jacarezinho), onde ganhei prêmios. O Euler me "divulgava" para os compositores ourinhenses, seus amigos na época. Isso representou um grande incentivo e me fez ter mais auto-confiança”, diz Vânia Bastos.
Com Hermelino Neder, que também é ourinhense, os caminhos se abriram ainda mais para Vânia Bastos. Ela, Hermelino e Gil Jardim formaram um grupo musical e foram todos estudar em São Paulo. “Hermelino e seu pai, o senhor Jamil Neder, foram dois grandes responsáveis por eu ter levado isso a sério mesmo. Estudei teoria, fiz um pouco de aulas de canto e mergulhei de cabeça na música, erudita e popular. Tudo paralelamente à faculdade de Ciências Sociais na USP”, conta Vânia.
Foi na Universidade de São Paulo que ela conheceu Arrigo Barnabé, no começo da década de 1980, segundo Vânia, foi neste período que ela encarou a música profissionalmente. Integrante da histórica banda Sabor de Veneno, Vânia Bastos gravou, ao lado de Arrigo, os inesquecíveis Lps 'Clara Crocodilo e Tubarões Voadores'.
'Tocar na Banda' começa às 20h30 no Teatro Municipal Miguel Cury. A entrada é franca, mas os convites devem ser retirados com antecedência. O Festival de Música de Ourinhos continua até o dia 26 de julho. Mais informações no ourinhosfestivaldemusica.com.br ou pelo telefone 14 3302 3344.

Nenhum comentário: