24 de jul. de 2009

Nailor Proveta apresenta “Brasileiro Saxofone” hoje, no Teatro Municipal

O saxofonista Nailor Proveta lança seu segundo disco solo, “Brasileiro Saxofone”, hoje às 20h30 no Teatro Municipal Miguel Cury. A apresentação é uma homenagem do músico ao instrumento, seu fiel parceiro há mais de 30 anos. O repertório do show é baseado nas músicas do recém-lançado CD, selecionadas entre os mais variados gêneros.
O choro marca presença com Pixinguinha (“Quem é você?”) e Ratinho (“Saxofone, por que choras?”). Já o jazz aparece com “Stanats”, uma homenagem de Moacir Santos a outro mestre, Stan Getz. As bandas e coretos estão representadas com “Ternura”, de K-Ximbinho, e a música de câmara com “Choro e divertimento”, do próprio Proveta. Neste “Brasileiro Saxofone”, até uma valsa comparece: “Caminho da saudade”, de Radamés Gnattali.
Sem dúvida, o sax será a grande estrela da noite, porém, por seu caráter harmônico, não ofuscará os demais convidados: o piano de Cristovão Bastos; o violão 7 cordas de Maurício Carrilho; o violão de Paulo Aragão; o cavaquinho de Luciana Rabello; e o pandeiro de Marcus Thadeu dos Santos; que apoiarão o anfitrião sob o comando de Nailor Proveta.
Com mais de 30 anos de carreira, Nailor Proveta é figura de destaque no cenário da música instrumental brasileira. Integrante e fundador da Banda Mantiqueira, compositor e arranjador, além de instrumentista, esteve envolvido em muitos dos melhores e mais relevantes projetos musicais das últimas décadas.
Proveta começou na banda municipal de Leme (SP), onde nasceu. Aos 16 anos, já em São Paulo, integrou a orquestra do maestro Sylvio Mazzuca. Depois, liderou a Banda Aquarius e o grupo Sambop Brass, e dividiu o palco com artistas como Natalie Cole e Benny Carter, além de ter seguido em turnês com a orquestra de Ray Connif.
Até hoje, Proveta é um dos clarinetistas mais requisitados do país, mas tem com o saxofone um caso de amor, aliado a um interesse quase científico, expresso através da pesquisa minuciosa de timbres e sonoridades dessa família de instrumentos.
No site www.brasileirosaxofone.com duas músicas extras e inéditas estão disponíveis para download gratuito: "Oboé com alcatra" (Proveta e Mauricio Carrilho) e "Riscador (jongo)" - 2º movimento da suíte "Três oferendas" (Pedro Paes); assim como fotos, informações sobre o trabalho e agenda de shows.

SERVIÇO: BRASILEIRO SAXOFONE
Local: Teatro Municipal Miguel Cury
Endereço: Rua nove de Julho, 496 – Centro
Data: 24 de julho (sexta-feira), às 20h30
Preço: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)

Nenhum comentário: