26 de set. de 2012

Espetáculo infantil Panos e Lendas neste sábado

A Companhia Pic Nic estará de volta à Ourinhos no próximo sábado, dia 29, para apresentar a montagem Panos e Lendas. O espetáculo teatral faz uma viagem pelas lendas, cantigas e brincadeiras que marcaram gerações por meio do musical infantil. A peça terá início às 20h no Teatro Municipal Miguel Cury. A apresentação faz parte do Mosaico Teatral, programa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SP), em parceria com as cooperativas Uniodonto, SicoobCredimota e Colégio Polis, em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas.

O público de Ourinhos também  poderá participar da oficina gratuita promovida pela Cia Pic Nic, no dia 29 de setembro, às 13h30, na Rua Doze de Outubro, 890 (Colégio Pólis). O encontro vai ensinar brincadeiras e cantigas de roda que fazem parte da história da cultura brasileira. As vagas são limitadas e os interessados devem fazer a inscrição antecipadamente por meio do telefone (14) 3322-1926.

Panos e Lendas narra a criação do universo, mostrando o ciclo da vida do ser humano, evidenciando a capacidade de enfrentar os obstáculos, revelando sentimentos e sensações, sempre calcado em nosso folclore através de lendas, cantigas e brincadeiras.
Com a metade de uma pedra jogada para o alto, o índio Carú cria o Céu, e com a outra metade, Rairú seu filho, cria o Sol, o filho do céu. De um buraco surge o homem, que vai plantar na terra para nascer a fruta, a flor, os animais, a vida. Esta é uma lenda do espetáculo, retirada da cultura indígena, que explica como foram criadas todas as coisas e seres.
A partir daí muitas outras lendas são apresentadas: “A esperteza vence a força“, “O bicho medo”, “A Pedra e a Cana”, “Helena Pereira“ ou “O Pássaro Que Encanta”, “O Macaco e o Grão De Milho”, entre outras. Também são relembradas cantigas de roda e de ninar. Entre elas estão as clássicas “Terezinha de Jesus”, “O Cravo e a Rosa”, “Ciranda Cirandinha”, “Tutu Marambá”. Todas as canções são cantadas e tocadas ao vivo pelo elenco, que, como mestres de cerimônia, contadores de estórias ou simplesmente como atores que são, criam uma festa para todo mundo ver.

Os ingressos antecipados podem ser trocados por um brinquedo em bom estado, uma escova dental ou creme dental nos postos de troca (confira abaixo os endereços). As doações serão encaminhadas à Pastoral da Criança de Ourinhos. No ano passado, o Mosaico Teatral arrecadou 226 peças de roupa masculina, 319,5 quilos de alimento, 74 cremes dentais e 57 escovas de dente doados para o SOS Moradores de Rua.

Serviço
Espetáculo Panos e Lendas
Com a Companhia Pic Nic
Dia: 29 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Miguel Cury - Rua Nove de Julho, 496 – Centro

Postos de Troca:
Colégio Polis – Rua Doze de Outubro, 890
(14) 3322-1926

Uniodonto – Rua Monsenhor Cordova, 33
(14) 3322-7301

SicoobCredimota -  Rua Rio de Janeiro, 444
(14)3326-6461

Nenhum comentário: