A biografia é um gênero literário que atrai muitos leitores. Conhecer detalhes da vida de outra pessoa atrai a curiosidade, mas ser biógrafo não é tarefa fácil. Sobre essas dificuldades Paulo Cesar Araujo fala com propriedade. Autor da polêmica biografia “Roberto Carlos em detalhes”, proibida pelo cantor, Paulo Cesar e Edinha Araujo (autora da biografia de Chiquinha Gonzaga) participam da mesa literária hoje à noite, dia 23, às 20h no PUB 744.A mediação é da jornalista Mona Dorf.
Edinha Diniz. |
Paulo Cesar Araújo. |
“Roberto Carlos em detalhes” foi lançado em dezembro de 2006, e imediatamente o cantor entrou na justiça pedindo a proibição da venda dos livros, e foi atendido. A biografia foi fruto de 15 anos de pesquisa e quase 200 entrevistas. No livro, o autor revela como nasceram canções como “Detalhes”, “Emoções”, “Quero que vá tudo para o inferno” e tantas outras que fazem parte da memória afetiva de milhões de brasileiros, além de histórias com Erasmo Carlos, Tim Maia e outros.
O encontro destes dois biógrafos vai possibilitar reflexões a respeito da legislação brasileira sobre o assunto. Se nada for mudado, corremos o risco de só termos acesso a publicações de “biografias oficiais”, autorizadas pelas famílias, que enalteçam o biografado, porém sem compromisso com a pesquisa e história reais. Prejuízo para o leitor e para os escritores, receosos de terem todo o trabalho prejudicado pela censura.
SHOW COM LUIZ PINHEIRO
Depois do bate-papo com os autores, às 22h, o músico e poeta Luiz Pinheiro apresenta o show "Decompor". Nesta apresentação lítero-musical, o artista mostra canções de seu primeiro e segundo Cd, Cássia Secreta e Decompor, intercaladas com poemas de sua autoria.
Luiz se propõe o desafio constante de uma criação que rompa com a "possível linha que separa letra de poesia". Portanto, em muitas de suas canções, as letras sobrevivem sem a melodia, como poemas a serem lidos. Sendo também poeta, Pinheiro celebra os versos da canção. Busca tratar as palavras de acordo com seu peso, leveza, consistência, densidade, separando o sujo do limpo, o grosso da essência.
Psicanalista, nascido em Minas Gerais, tendo vivido alguns anos em Ourinhos e agora radicado em São Paulo, Luiz Pinheiro frequentemente aborda em suas letras-poemas a temática urbana, explorando vários aspectos das emoções humanas.
A programação completa do evento literário está AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário