2 de jul. de 2012

Festival de Música inspira projetos da EMEF Evani Maioral

Quem entra na EMEF Evani Maioral Ribeiro Carneiro, na Vila Boa Esperança, vai logo percebendo que ali os alunos sabem quem foi Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha, um dos maiores compositores e arranjadores da música brasileira e músico homenageado do XII Festival de Música de Ourinhos.
A professora Viviane Parmegiani e os alunos durante apresentação do coral.

Além das colagens, caricaturas e desenhos espalhados pelos corredores da escola, um projeto de coral coordenado pela professora Viviane Parmegiani envolveu alunos de 7 a 11 anos, de diversas salas. “Carinhoso”, a mais conhecida de suas composições, foi a música escolhida. Criada entre 1916 e 1917, “Carinhoso” recebeu mais tarde os famosos versos de João de Barro (Meu coração, não sei porque, bate feliz, quando te vê). “Atendemos cerca de 300 alunos e todos os anos o músico homenageado do Festival de Música se transforma em tema de projetos da escola”, conta a diretora Maria Aparecida de Souza.

A professora Viviane, que também é responsável por uma das salas da escola, se entusiasma ao falar do projeto que acontece três vezes por semana no turno contrário: “Em 2011 pesquisamos Luiz Gonzaga e agora os alunos receberam muito bem a proposta de trabalhar com a obra de Pixinguinha”.

Todos os anos a Secretaria Municipal de Cultura prepara um material de apoio que é distribuído às escolas do município, com informações e dicas sobre o músico homenageado. “A participação de alunos e professores é sempre estimulada, já que o Festival é o principal evento do calendário cultural da cidade, e sempre se posicionou a favor da volta do ensino de música nas escolas”, lembra Neusa Fleury, secretária de Cultura.

Nenhum comentário: