A professora Viviane Parmegiani e os alunos durante apresentação do coral. |
Além das colagens, caricaturas e desenhos espalhados pelos corredores da escola, um projeto de coral coordenado pela professora Viviane Parmegiani envolveu alunos de 7 a 11 anos, de diversas salas. “Carinhoso”, a mais conhecida de suas composições, foi a música escolhida. Criada entre 1916 e 1917, “Carinhoso” recebeu mais tarde os famosos versos de João de Barro (Meu coração, não sei porque, bate feliz, quando te vê). “Atendemos cerca de 300 alunos e todos os anos o músico homenageado do Festival de Música se transforma em tema de projetos da escola”, conta a diretora Maria Aparecida de Souza.
A professora Viviane, que também é responsável por uma das salas da escola, se entusiasma ao falar do projeto que acontece três vezes por semana no turno contrário: “Em 2011 pesquisamos Luiz Gonzaga e agora os alunos receberam muito bem a proposta de trabalhar com a obra de Pixinguinha”.
Todos os anos a Secretaria Municipal de Cultura prepara um material de apoio que é distribuído às escolas do município, com informações e dicas sobre o músico homenageado. “A participação de alunos e professores é sempre estimulada, já que o Festival é o principal evento do calendário cultural da cidade, e sempre se posicionou a favor da volta do ensino de música nas escolas”, lembra Neusa Fleury, secretária de Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário