23 de jul. de 2012

AGOSTO É O MÊS DA LEITURA EM OURINHOS

Com sua programação praticamente definida, o 4º A(o)gosto das Letras será realizado entre os dias 21 e 26 de agosto. Em apenas quatro edições o A(o)gosto já se configura como o principal festival literário da região, com a presença de vários escritores convidados, oficinas, contação de histórias, lançamentos e shows. Já confirmaram presença os escritores Luiz Ruffato, Michel Laub, Paulo César Araújo, Edinha Diniz, Ivana Arruda Leite e Índigo. Todos eles participarão de mesas e conversaram com o público sobre temas como biografias, ficção e memória e literatura para jovens. O escritor e contador de histórias Ilan Brenmam coordena um bate-papo sobre a formação de leitores, com a participação de pais e educadores.

Michel Laub é um dos escritores confirmados.
Jorge Amado será o autor homenageado e a programação traz uma série de referências à sua obra. O sociólogo Fernando Nogueira coordenará a oficina ‘A cozinha de Jorge Amado’, destacando a culinária baiana presente em seus livros. Leituras encenadas e a exibição de um documentário também lembram o escritor no centenário de seu nascimento. A escritora Fernanda Saraiva Romero também será homenageada. Autora de livros para crianças e responsável pela formação de muitos leitores em Ourinhos, Fernanda participará de bate-papo sobre a sua obra e aproveita para lançar seu quarto livro, também direcionado ao público infantil.

Já estão confirmados também os shows de Celso Viáfora, Luiz Pinheiro e Paulo Freire, que acontecerão sempre após os encontros com os escritores no PUB 744. Para as crianças tem também o A(o)gosto das Letrinhas, um dia recheado de atividades, com contação de histórias, teatro de bonecos, oficinas e brincadeiras, sempre tomando a literatura como inspiração.

O 4º A(o)gosto das Letras é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP), com apoio do ProAc, Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.  Confira a programação completa na próxima edição do Balaio.

Nenhum comentário: