Atores como Renato Borghi, Juliana Galdino, Hugo Possolo e Élcio Nogueira estiveram no palco do Teatro Municipal. |
A Mostra começou na quinta, 24, com a peça Comunicação a uma academia, texto de Franz Kafka interpretado pela atriz Juliana Galdino e direção de Roberto Alvim. Esta peça, inicialmente criada para apresentações intimistas, onde o espectador encontra-se muito próximo à atriz, foi interpretada em Ourinhos para um grande público. O texto é uma metáfora sobre o condicionamento, aculturação e a liberdade dos homens, questões levantadas por um macaco, que descreve para um grupo de estudiosos, o processo pelo qual aprendeu a se comportar como um homem.
Parlapatões. |
Sábado a Mostra prestou homenagem ao dramaturgo Nelson Rodrigues, no ano de seu centenário de nascimento, com a encenação de Os Sete Gatinhos, interpretação do Círculo dos Canastrões e direção de Nelson Baskerville.
A casa, uma mistura de igreja e bordel, é o ambiente criado por Baskerville para esta peça escrita em 1958. Neste espaço, habitado por seu Noronha, dona Aracy e as cinco filhas do casal, pinturas religiosas criadas pelo próprio diretor convivem com desenhos pornográficos, calcinhas vermelhas rendadas, talheres, cadeiras e outros objetos usados no cotidiano.
A mistura revela as múltiplas facetas da família. No primeiro ato, Silene, a filha caçula, é endeusada por seus parentes, que sacrificam suas vidas para garantir-lhe uma boa educação. A transformação é absoluta quando seu Noronha descobre que Silene não só matou uma gata grávida a pauladas como não é mais virgem e está grávida de um homem casado. De santuário, a casa é transformada em bordel onde todos os pecados passam a ser permitidos e praticados.
Renato Borghi. |
A Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas, oferecendo programação diversificada a preço popular, cumpre seu papel na formação de um novo público trazendo companhias que estão entre as principais em atividade no país. O evento recebeu este nome em homenagem ao agitador cultural Sérgio Nunes Faria, grande incentivador das artes na cidade. Realização: Prefeitura de Ourinhos, Secretaria Municipal de Cultura e AABIP, Associação de Amigos da Biblioteca Pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário