11 de mai. de 2012

Círculo dos Canastrões apresenta Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues


No terceiro dia da Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas, 26 de maio, Nelson Rodrigues, homenageado da mostra, integra a programação. A peça é Os Sete Gatinhos, montagem da companhia teatral Círculo dos Canastrões. Com grande elenco e direção de Nelson Baskerville, esta produção traz Adriana Guerra, Carol Carreiro, Débora Veneziani, Gabriela Fontana, Greta Antoine, Michel Waisman, Roberto Arduim, Roberto Borenstein, Willians Mezzacapa, Renato Borghi e Elcio Nogueira, estes dois últimos fundadores do grupo Teatro Promíscuo. A apresentação começa às 20h30 no Teatro Municipal.

O que assistimos durante os três atos e quatro quadros dessa peça é o apodrecimento da família miserável de um contínuo, Seu Noronha. Ele é o Édipo do seu próprio lar suburbano. A família, na ignorância de sua fé, possui apenas uma esperança: Silene, a filha menor e a última virgem. Com apenas 16 anos, é a caçula das cinco filhas de dona Aracy e “seu” Noronha, contínuo da Câmara de Deputados. A mais mimada das filhas, e a única “pura”, Silene tem direito a uma boa educação em colégio interno. Mas logo a vida dos Noronha toma rumo diferente: a garota é acusada de matar a pauladas uma gata grávida, e a partir daí desvendam-se os segredos da família.  As quatro filhas mais velhas se prostituem para garantir a castidade e a boa educação de Silene, que, afinal, não é pura como todos imaginam.

O diretor Nelson Baskerville teve contato pela primeira vez com a obra de Nelson Rodrigues em 1981, quando cursava a Escola de Artes Dramáticas. “Ia assistir a uma peça de Antunes Filho, de quem eu não tinha visto nada, mas alunos eram “obrigados” a assisti-lo, por ser um dos diretores mais importantes do Brasil, vindo do fenômeno Macunaíma. O autor era Nelson Rodrigues que, na minha casa de classe média era tido como sem-vergonha. Então, aquela noite, sentado sozinho naquele teatro São Pedro, fui fulminantemente abatido por Nelson Rodrigues. A primeira frase, dita aos berros, por Marlene Fortuna, através de um gravador,  “Herculano, aqui quem fala é uma morta! Eu morri, Herculano!” – abriam em mim portas de possibilidades que a escola ainda não tinha me mostrado. Assisti ao espetáculo mais de dez vezes e Nelson Rodrigues estava definitivamente no ponto mais alto de minhas aspirações teatrais”, declarou o diretor.
Baskerville foi convidado por Marco Antônio Braz e pelo Círculo dos Canastrões para integrar esse projeto que pretende formar uma companhia de repertório de Nelson Rodrigues. “Ideia de Braz, daquelas ideias que sentimos inveja por não terem saído da gente, mas que, por correção da natureza, me incluiu”, conta Nelson.
A apresentação de Os Sete Gatinhos começa às 20h30 e os ingressos custam R$ 3,00. A classificação indicativa da peça é 16 anos.

Nenhum comentário: