21 de mai. de 2012

4ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas começa na próxima quinta

A 4ª edição da Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas acontece nesta semana, a partir do dia 24, quinta-feira, o público ourinhense terá oportunidade de conhecer o trabalho de importantes companhias teatrais em montagens premiadas. A abertura traz a Cia. Club Noir com a peça Comunicação a uma academia, texto de Franz Kafka com direção de Roberto Alvim. O evento teatral vai até domingo, 27, com espetáculos sempre às 20h30 no Teatro Municipal Miguel Cury. As entradas custam R$ 3,00.

Comunicação a uma Academia desenha o processo pelo qual alguém se torna humano. Isto é, o processo que leva um indivíduo (ou mesmo todo um povo) a abraçar voluntariamente uma ideia hegemônica relativa ao que é ser um ser humano, sob o risco de exclusão da comunidade global. Metáfora terrível de toda forma de condicionamento, colonialismo, adestramento e aculturação, o texto de Franz Kafka suscita a reflexão a respeito de questões urgentes e graves da era globalizada.

A encenação é minimalista. O palco, praticamente vazio de objetos, está repleto das palavras da “criatura”. “Conforme a pesquisa da companhia, o trabalho é pautado na imobilidade dos atores, em movimentos mínimos (mas significativos), numa luz fria e crepuscular e no emprego musical da fala, alternando ritmos, sensações e sobreposições”, conta o diretor Roberto Alvim.

Alvim, que assina também cenário, iluminação, figurinos e trilha sonora, criou um ambiente frio, asséptico, claustrofóbico. “As paredes do cenário são forradas por placas de mármore verde-musgo, com uma grande cabeça de leão empalhada no alto. Nesse lugar, separado da platéia por uma corda de isolamento, o macaco fala, e sua palestra ocorre sob a tensão constante oriunda da presença vigilante de um guarda armado com um rifle”, explica.

A programação segue até domingo com as companhias Parlapatões, Círculo Dos Canastrões e Teatro Delivery. Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 23, quarta, no Teatro Municipal. Mais informações pelo telefone 14 3302 3344.

Nenhum comentário: