16 de abr de 2012

Inscrições abertas para o concurso Samba Gafieira

Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para o concurso Samba de Gafieira. São duas modalidades e as eliminatórias acontecem em junho no Clube Balneário Diacuí e no Clube Social Urbano, CSU. A etapa final vai acontecer na praça Mello Peixoto no dia 14 de julho. O prêmio para os casais vencedores é de 1.000 Reais.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos, rua Dom Pedro I nº 394, de segunda a sexta das 9h às 12h e das14h às 18h. Informações pelo telefone 14 3302.3344 ou através do e-mail culturaourinhos.imprensa@gmail.com. Para as duplas inscritas, a Secretaria de Cultura vai oferecer uma oficina de samba de gafieira com o profissional de dança Ronei Brabo.

O Samba de Gafieira derivou do Maxixe, dança de casal do final do século XVIII e início do século XIX nas gafieiras e cabarés. Não era bem visto pela sociedade, pois não atendia à moral e aos bons costumes da época. Naqueles recintos os homens de status buscavam diversão com mulheres de classes inferiores ou meretrizes. A partir de 1930 o Maxixe foi cedendo espaço para um novo estilo de dança, hoje conhecido como o Samba de Gafieira. Essa dança se difundiu a partir das gafieiras do Rio de Janeiro e hoje é dançada em todo o Brasil. O Samba de Gafieira, como ficou conhecido, é a maneira de se dançar samba a dois, diferentemente do samba no pé.

Nenhum comentário: