16 de nov. de 2011

Pianista ourinhense apresenta recital no dia 25

Juliana Vita, pianista e professora da Escola Municipal de Música apresenta recital de piano no próximo dia 25, às 20h30 no Teatro Municipal, com entrada franca. Juliana começou a estudar teclado com 10 anos, logo passando para o piano no Conservatório Santa Cecília, e em seguida ingressou na Escola Municipal de Música, sendo aluna da profa. Nice Nicolosi. Desde 2009 Juliana também  estuda no Conservatório de Tatuí.
O repertório  vai mostrar músicas de J. S. Bach, M.Moszkowski, C. Debussy e Marlos Nobre. Além das peças solo, a pianista executa obras de Beethoven e Villani Cortes ao lado da violinista Carline Adrião. O grupo “Sonatas brasileiras”, coordenado pela pianista  também mostra uma seleção com composições de Osvaldo Lacerda, Arnaldo Rebello, Marlos Nobre e Luiz Gonzaga. O conjunto é formado por alunos do curso de Música de Câmara da Escola Municipal de Música, e os arranjos são da pianista.
Juliana começou a estudar na Escola Municipal de Música em 2003, e fala com carinho da professora Nice Nicolosi. “Para mim, além de mestra, ela foi uma grande incentivadora. Em muitas ocasiões eu quis desistir, e ela me estimulou a continuar, dizendo que eu tinha futuro e que valia a pena estudar”. Além do reconhecimento pelo papel de incentivadora, Juliana valoriza a atuação da professora: “Ela é muito exigente, e isso foi ótimo para mim.  Ela nunca dizia que um trabalho estava perfeito, sempre tinha alguma coisa para melhorar, e isso me incentivou a estudar cada vez mais”.
Dos autores escolhidos para o recital, Juliana prefere Debussy, “por ser mais sentimental, me toca profundamente”, explica. Sobre as dificuldades enfrentadas para conseguir terminar o curso de piano, Juliana conta: “Durante muitos anos eu não tinha piano em casa. Estudava num teclado, e uma vez por semana passava a tarde na Escola de Música para poder estudar no piano. Todo o meu aprendizado musical foi conseguido na Escola Municipal de Música de Ourinhos. Fui para Tatuí para aperfeiçoar, mas ter tido essa chance determinou minhas escolhas”. Recentemente, Juliana foi presenteada com um piano da professora Doraci Marin Pereira.
Apesar da Escola Municipal de Música não oferecer um diploma formal, na noite do dia 25 o recital de Juliana Vita também vai comemorar a formatura da pianista. Segundo ela, também foi a professora Nice quem a apresentou à prática da música de câmara, mostrando outros instrumentos e orientando quanto à execução em grupo.    “Eu vou dar continuidade ao trabalho que ela fez comigo”, revela Juliana, agradecida.

Um comentário:

André Diniz disse...

Parabéns Juliana!!!! Vc é fera mesmo garota!!!! Saudades de vc!sabia!! Um abraço e até um dia quem sabe!!! Felicidades e mais sucesso!!!!!! Vc merece!
André Diniz.