18 de ago. de 2011

Música para Ninar Dinossauros abre o A(o)gosto das Letras

Mário Bortolotto (esq.) e Lourenço Mutarelli (dir.) estão no elenco da peça e participam de um bate-papo sobre seus livros. No centro, o ator Paulo de Tharso.

Começa neste final de semana (20) a 3ª edição do evento literário A(o)gosto das Letras. Neste sábado o público pode participar da primeira mesa de debates, Personagens da vida real, com os autores Mário Bortolotto e Lourenço Mutarelli. Os dois conversam com os leitores sobre seus livros DJ – Canções para tocar no inferno (Bortolotto) e Natimorto (Mutarelli) às 14h na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde. Às 20h30 eles integram o elenco da companhia Cemitério de Automóveis na encenação da peça Música para Ninar Dinossauros no Teatro Municipal.

“Essa peça nasceu do desejo que eu tinha de trabalhar e dividir a cena com os meus amigos Lourenço Mutarelli e Paulo de Tharso. Com Paulo eu já trabalhei várias vezes. É um músico genial que eu sempre considerei um ator nato. A primeira peça dele foi justamente uma direção minha: “Chapa Quente”, adaptação dos quadrinhos de André Kitagawa e depois dividi a cena com ele na peça “Efeito Urtigão”. E de Mutarelli já adaptei o seu livro “O Natimorto” para teatro. Mas faltava ainda uma peça que pudéssemos fazer juntos”, comenta o diretor Mário Bortolotto.

A peça expõe o universo de três amigos já quarentões incapazes de ter relações convencionais com mulheres. São sujeitos que nasceram nos anos 60, com todas as explosões de rebeldia e busca de liberdade. “É o check-up de uma geração que está no contra pé de uma vida aparentemente libertária”, explica Bortolotto.

Mário Bortolotto escreve para teatro desde 1981. Em 1982, fundou seu próprio grupo, o Cemitério de Automóveis, com o qual já montou cerca de quarenta textos seus. Ganhou diversos prêmios como autor, diretor, ator, sonoplasta e iluminador, dentre eles o Prêmio APCA pelo conjunto da obra e o Prêmio Shell de Melhor Autor por Nossa Vida Não Vale Um Chevrolet.

Música para Ninar Dinossauros é um de seus trabalhos mais recentes, a realização é do grupo Cemitério de Automóveis e o elenco é formado pelos atores Lourenço Mutarelli, Mario Bortolotto, Paulo de Tharso, Carlos Carah, Helena Cerello, Daniela Dezan, Eldo Mendes, Marcelo Selingardi, Paula Flaiban, Wanessa Rudmer, Fernanda Sanches e Carolina Manica.

Nenhum comentário: