7 de jul. de 2011

“Eu adoro o barulho da lata”

A arte do grafiteiro Alemão pode ser conferida no espaço da canja
Com spray, tintas, rolinhos e muita criatividade, o artista plástico Alemão desenvolve seus grafites pelas ruas das cidades. Seu trabalho cheio de personalidade faz com que os admiradores da arte urbana reconheçam de imediato que se trata de uma obra sua.

Anderson Ferreira Lemes, o Alemão, tem formação acadêmica em artes e sua especialidade é a arte de rua. Ourinhos vai ter a oportunidade de conhecer seu trabalho durante o Festival de Música, pois o artista está na cidade desenvolvendo pinturas no espaço aonde irão acontecer as canjas do jazz durante o evento musical.

Alemão explica que a expressão arte urbana ou street art refere-se a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou do mero vandalismo. “A rua não é de ninguém e mesmo assim fui preso cinco vezes por fazer grafite. É triste perceber que as autoridades ainda tratam o artista de rua como vagabundos ou infratores”.

A arte de rua começou como um movimento marginal e foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos, algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do grafite ao estêncil.

Os painéis feitos por Alemão estarão disponíveis para visitação durante toda a semana do Festival de Música na rua 09 de Julho, 651.

Texto e foto: Tatiana Oliveira.

Nenhum comentário: