26 de mai. de 2011

‘Geada negra’ é tema da peça ‘Café Quente em Noite Fria’, hoje na Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas

O espetáculo ‘Café Quente em Noite Fria ou Ensaio Sobre a Lenda do Ouro Verde’, se passa durante o período em que aconteceu a grande ‘geada negra’, que se abateu sobre o norte do Paraná em 1975. Depois da fria madrugada do dia 18 de julho daquele ano, os produtores presenciaram o fim do chamado “ciclo de ouro do café paranaense”. A apresentação é hoje (26) no Teatro Municipal Miguel Cury às 20h30.
Com direção de Roberto Sales, a montagem do grupo Grupo Caos & Acaso de Teatro, da cidade de Londrina (PR), narra fragmentos das histórias de Zé Alcino e Betina. Ele pequeno proprietário de terras, que vê sua pequena plantação queimada pela geada, obrigado a partir para terras mais distantes em busca de sua subsistência. Ela, jovem camponesa, que se vê obrigada a deixar o sítio de seus pais e procurar ocupação na cidade.
Formado no final de 1999, o Grupo Caos & Acaso de Teatro, nasceu na cidade paranaense com a perspectiva de fazer um teatro popular, profundamente influenciado pelos estudos de Brecht, além de dramaturgos e pesquisadores nacionais como Gianfrancesco Guarnieri, Oduvaldo Vianna Filho e Augusto Boal. Entre 2002 e 2003, o grupo realizou uma pesquisa estética, buscando desenvolver uma linguagem teatral que refletisse sobre a realidade social, e as possibilidades de sua transformação. Naturalmente as pesquisas se voltaram para a obra do teatrólogo Augusto Boal e para sua metodologia do Teatro do Oprimido.
Em sua terceira edição, a Mostra Sérgio Nunes novamente privilegia a participação de grupos que se dedicam à pesquisa teatral. Com espetáculos para adultos e crianças, a programação mantém a diversidade de propostas, característica que vem orientando as ações da Secretaria Municipal de Cultura em 2011. O evento é resultado de mais uma parceria entre a Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Cultura, e a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP).

Nenhum comentário: