6 de mai. de 2011

Edital de fomento à cultura revela novos artistas na cidade

Lançamento do Livro História e Devoção do professor Maurício Aquino.
Estão abertas no período de 09 a 27 de maio as inscrições para proponentes que queiram apresentar projetos para o Edital de Fomento a Produções Culturais e Oficinas Criativas. O Edital pode ser acessado no curtaourinhos.blogspot.com ou no site da Prefeitura de Ourinhos, www.ourinhos.sp.gov.br
    Para este ano, a Secretaria de Cultura disponibilizou 130 mil reais para a realização do Edital, que vai premiar 10 projetos. Segundo avaliação da secretária Neusa Fleury, “O projeto foi muito bem sucedido, e conseguimos aumentar os recursos para 2011. É uma iniciativa que veio pra ficar, e vai mudar o cenário cultural da cidade”.
Os interessados podem apresentar projetos em duas categorias: Fomento a produções culturais e Realização de Oficinas Criativas. Por produção cultural entende-se a concepção, montagem e circulação de processos culturais que se utilizem de linguagens culturais diversas (música, dança, literatura, artes de rua, artes plásticas, circo, teatro, cinema, etc.) Na categoria destinada à realização de oficinas criativas, os projetos também podem contemplar linguagens artísticas diferenciadas. 
 No ano passado a Secretaria de Cultura disponibilizou 100 mil reais de seu orçamento para o Edital, e uma Comissão especialmente designada para isto selecionou oito projetos. Era a chance que muitos artistas esperavam para viabilizar suas idéias. O critério de seleção premiou a realização de quatro oficinas criativas e quatro projetos de produção cultural. Das oficinas, duas foram voltadas para o público da chamada terceira idade, uma para o cartum e outra para o audiovisual.
O Edital 2010 também possibilitou a publicação do livro: “A vós suspiramos neste trem da vida: história, memória, cultura e religiosidade em Ourinhos, SP”, de Maurício de Aquino; do filme: “Sérgio Nunes – Hiperbolismos e Aliterações”, de Rafael Lefcadito, o projeto “Samba e Botequim”, de Andro Gustavo Ribas e “OSIMO Itinerante”, que ofereceu bolsas de estudo para os instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Música.
A Secretaria de Cultura realizou em 2010 um encontro com os produtores culturais para orientar sobre a apresentação dos projetos. Para este ano, a reunião está marcada para o dia 12 de maio, às 19h na Biblioteca “Tristão de Athayde”. Será a chance para tirar dúvidas e receber orientações sobre como colocar as idéias no papel. Além disso, o diretor de Programas Culturais, Valdir Grandini, também estará à disposição dos proponentes para auxiliar na apresentação dos projetos. É preciso marcar horário pelo telefone 3302-3344.

Nenhum comentário: