4 de abr. de 2011

Luciano Queiroz apresenta ‘Fazendo e tocando viola’ pelo Circuito Cultural Paulista


A programação do Circuito Cultural Paulista continua no sábado, 9, com a apresentação do violeiro e luthier Luciano Queiroz. No show de viola instrumental ‘Fazendo e tocando viola’, Luciano apresenta um repertório de ritmos tradicionais, como o cururu, o pagode caipira e o rasqueado. “Procuro manter viva a cultura caipira, tocando sempre o que há de mais puro no coração do homem sertanejo”, explica o músico. O show começa às 20h30, no Teatro Municipal Miguel Cury.

Luciano Queiroz é violeiro no duplo sentido da palavra. Isto porque o termo pode ser atribuído tanto ao construtor de viola como ao seu tocador. O luthier é especializado na fabricação, manutenção e restauração de viola caipira, violão, cavaquinho e bandolim, e vai mostrar um pouco desse trabalho na oficina ‘Fazendo e Experimentando Violas’. Durante a atividade, Luciano vai promover um bate-papo com os participantes esclarecendo dúvidas sobre a fabricação dos instrumentos, com ênfase na viola caipira. “Cada instrumento é cuidado de forma individual, conseguindo assim uma perfeição em timbre, acabamento e afinação”, esclarece Luciano. A oficina será realizada no dia 9, às 10h, no Espaço Cultura Alternativo. Os interessados em participar da oficina devem ter no mínimo 15 anos e serão oferecidas 20 vagas.

O Circuito Cultura Paulista é um programa do governo do Estado de São Paulo, realizado através da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Ourinhos. O show ‘Fazendo e tocando viola’ tem entrada franca e os convites devem ser retirados com antecedência. Mais informação pelo telefone (14) 3302.3344.

Nenhum comentário: